ATÉ HOJE JÁ TIVEMOS MAIS DE 400 MIL CONTATOS

sexta-feira, 27 de maio de 2016

CONTINUAMOS COM A TOCHA OLIMPICA


Fizemos uma primeira postagem da passagem da Tocha Olímpica por Salvador. Hoje estaremos vendo um pouco de sua história incrível e mais detalhes de sua presença em nossa Capital. Teve momentos de grande emoção e todos inusitados. Por exemplo, andou também sobre as águas sagradas do mar da Bahia na Baía de Todos os Santos em standup Padlle.

. Teve tudo que merecia. Poderia ter sido feito muito mais, mas o que? Não encontro o que mais poderia ser feito por essa chama sagrada que tem Zeus como patrono, o deus olímpico da Grécia. Vejamos como era ele nas representações dos artistas como, por exemplo, assim:



Expressa força e determinação que o esporte requer

Filho do titã Cronos e de Reia, Zeus é o mais novo de seus irmãos; na maior parte das tradições é casado, primeiro com Métis, engendrando a deusa Atena e, depois, com Hera, embora, no oráculo de Dodona, sua esposa seja Dione, com quem, de acordo com a Ilíada, ele teria gerado Afrodite.[4] É conhecido por suas aventuras eróticas, que frequentemente resultavam em descendentes divinos e heroicos, como Atena, Apolo e ÁrtemisHermesPerséfone (com Deméter),DionisoPerseuHéraclesHelena de TroiaMinos, e as Musas (de Mnemosine); com Hera, teria tido AresÊnioIlítiaÉris,Hebe e Hefesto.[5]

“Como ressaltou o acadêmico alemão em seu livro Religião Grega, "mesmo os deuses que não são filhos naturais de Zeus dirigem-se a ele como Pai, e todos os deuses se põem de pé diante de sua presença."[6] Para os gregos, era o Rei dos Deuses, que supervisionava o universo. Nas palavras do geógrafo antigo Pausânias, "que Zeus é rei nos céus é um dito comum a todos os homens."[7] Na Teogonia, de Hesíodo, Zeus é responsável por delegar a cada um dos deuses suas devidas funções. Nos Hinos Homéricos ele é referido como o "chefe dos dA Grécia antiga cultuava o poder e o fogo. Na mitologia grega, Prometeu roubou o fogo de Zeus e deu aos humanos. Para celebrar a passagem do fogo de Prometeu ao homem, os gregos faziam corridas de revezamento. Os atletas passavam a tocha entre si até que o vencedor cruzasse a linha de chegada”.

Ficaria aqui por todo o tempo da vida, mas precisamos fazer outras coisas. Não fosse a grande colaboração da Dra. Desirèe Azzi |Gantois e não teria chegado nem a metade.

A TOCHA OLÍMPICA EM SALVADOR - 1

Tinha que ser. A Tocha Olímpica chegou a Salvador, primeira capital do Brasil...




E começou seu caminho pelo Pelourinho, onde, praticamente, se iniciou Salvador, que não é tão longe das Praças Municipal e Castro Alves. Pode se considerar essa área como um todo histórico inseparável (um mundo de afinidades e tradições que os unem).Lá, recebeu as homenagens da Banda Internacional do Olodum.  A chama da tocha crescia. Era evidente que se agitava com a vibração dos tambores e tamborins num reflexo singular e único que nunca mais se repetirá.





Em seguida ela desce de rapel pelo Elevador Lacedra, numa cena única e inusitada. Já está na Praça Cairu,em frente ao Mercado Modelo dos reis e rainhas que o visitam.







 Depois segue pelas ruas do comércio antigo, alcança o antigo Cais Dourado onde a Bahia vibrava com o comércio de tudo que vinha da Europa ( até sal, desde que era proibido, àquela época, fabricar qualquer coisa no Brasil). Alcança São Joaquim, Calçada, Dendezeiros e chega ao Bonfim, onde recebeu a benção do grande Santo junto com os Filhos de Ghandy. Não poderia ser diferente! O povo vibra. Era mais um momento inusitado, único. Nunca mais será visto neste século.






quarta-feira, 25 de maio de 2016

ARQUIBANCADA DE BENGALA NA ARGENTINA

Acordei cedo pensando em atualizar meu facebook e  blog. Tinha muito coisa atrasada. Estive fora por alguns dias. Por exemplo tinha a tocha olímpica que passou por salvador e outros assuntos. Passou em frente ao meu apartamento

Tinha a política e seus 200 ladrões da Pátria. Queria ver o próximo jogo do Barsa; tinha que me atualizar das lutas livres dessa semana no UFC. Gosto e fico admirado que após o encerramento de cada confronto, as duas feras,  arrebentadas, se abraçam e sorriem; tinha filmes da NetFlix para ver, enfim tinha tanta coisa que na minha ausência ficou para trás, por exemplo, os ladrões da Pátria. A cada dia surge mais um. Bandidões! E o povo pobre de nosso País sofrendo. 11 milhões de desempregados. Como pode uma coisa desta?. O que comem no dia a dia? E a dignidade indo embora. Deus tenha pena dessas pessoas. Dê aos novos dirigentes do País a inteligência necessária para resolver essa questão. Não vai ser fácil. Roubaram ou deixaram roubar o último centavo. Não sabem nem como começar. A cadeia pune, mas não resolve.

Mas eis que me deparo com o menino argentino, deficiente físico, dando uma de suas bengalas  a um amiguinho para que ele também pudesse assistir a um jogo de futebol de seu time preferido, o Rosário Central da Argentina. Jogava contra o Barsa de Neimar. Imperdível! Construíram uma arquibancada de bengala. Dava para ver o jogo.




Rosário Central - Lance de um jogo contra o Barsa de Neymar