quarta-feira, 28 de setembro de 2016

UM 'CACIQUE" MUDANDO A HISTÓRIA

Faz pouco tempo que fizemos uma postagem sobre a Praça Castro Alves. Destacamos, principalmente, o que se considera como a verdadeira Praça Castro Alves, ou seja, onde se acha o monumento ao poeta Castro Alves.

Mais antigamente, a praça possuia o famoso Teatro São João destruído por um incêndio em 1939. No local foi construído um edifício onde veio a funcionar a Secretaria de Obras Públicas do governo baiano.

Anteiormente, ostentava uma chafariz com um monumento dedicado a Cristovão Colombo. Hoje está no Rio Vermelho, sem chafariz.


Palacio dos Esportes - Foto antiga

A foto acima mostra o referido edifício. Hoje, no local funcionam Federações de Esportes.

Na sua esquina começa a Rua Chile e exatamente ali foi construída a Porta de Santa Luzia, ao tempo da construção da cidade de Salvador na atual Praça Thomé de Souza.

Tudo então perfeitamente delineado e tido como definitivo.

Antigamente, em frente à praça funcionava um abrigo de bondes.

E do outro lado o que funcionava, desde que a Praça Castro é todo um conjunto de prédios e monumentos ali existentes, tanto de um lado como do outro?

A maioria das publicações históricas informa que do outro lado da praça funcionava o Cinema Guarany e o enorme prédio do Jornal A Tarde, hoje sendo reformado para se tornar um hotel de luxo. Além dissso, funcionava o Restaurante Cacique. Publicamos foto do mesmo em postagem anterior.


Cacique
Forçoso fazer uma ressalva: esta foto é absolutamente isolada, ou seja, não se a tem no conjunto da praça. Será que o Cacique que se vê acima não é o restaurante a que estamos nos referindo?  Mas o porque da dúvida?

A mesma surge à partir do momento que se descobre uma outra foto do conjunto de prédios existentes desse lado da praça. Ei-la:

O outro lado da praça



Não aparece na mesma o Cacique retratado e nominado anteriormente. O que está havendo? Contra fatos não há argumentos. A foto acima é incontestável! Mostra o outro lado da praça em toda a sua plenitude e o "Cacique" que vimos anteriormene não aparece. No local, vê-se um prédio com três ou quatro andares, relativamente grande, metade das dimensões do cinema ao lado. Parece mais uma igreja, cercado, plantações à frente, sem dúvida bonito, mas algo extranho, não sabemos porquê, mas extranho volto a repetir. Seria uma residência? É o mais provável por um detalhe: à sua frente vê-se um cercado. Fosse outra coisa é não haveria o mesmo, bem como plantações.

E com essa extranhesa no ar, deveremos voltar ao assunto, mas peço aos meus leitores de todas as partes que se manifestem para  a ajudar a esclarecer essa grande dúvida.













Nenhum comentário:

Postar um comentário