sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

ITAPAGIPE E RIO VERMELHO DOIS GRANDES VERANEIOS DO SÉCULO PASSADO

Itapagipe e Rio Vermelho são, possivelmente, os bairros de praia mais antigos de salvador. No principio e meio do século passado os moradores da Cidade Alta resolveram veranear nesses bairros. Verdade que já o fazia principalmente em Mar Grande, mas havia os transtornos de transporte.

Não se sabe ao certo se foi Itapagipe ou Rio Vermelho o primeiro a ser escolhido. Talvez os dois ao mesmo tempo. com muito pouca diferença.
Inicialmente, as casas eram alugadas, mas em seguida, os veranistas construíram as suas próprias casas de descanso.
São através dessas casas que hoje se pode observar a arquitetura daquela época, desde que ninguém fez casa de sapé. Foram construídas lindas casas.

Nos anos de 1960 os hippies escolherem Arembepe como local de moradia. Fizeram uma “aldeia”. Muita gente ia lá ver como viviam. Certamente, esse pessoal foi descobrindo as delícias do local e de outras nas proximidades.

Isso pode ter sido o inicio do veraneio nessas localidades e mesmo a ideia da construção da Linha Verde que vai até Aracajú. Uma maravilha!

Levou tempo entre sua concepção e construção definitivas, mas sem dúvida que foi fundamental para o decréscimo dos tradicionais veraneios de Itapagipe e Rio Vermelho e até de Mar Grande.

Mas ficaram algumas dessas casas para a posteridade. Posteridade?! Até quando, desde que não há nenhum plano de conservação dessas casas, que deveriam ter suas fachadas tombadas. Com isto, evitar-se-iam as horríveis construções que se espalham por todos os velhos bairros de Salvador.

Como estas´em Itapagipe!

Agora, vejamos algumas construções do século passado nos dois citados bairros que ainda dá para admirar.

Rio Vermelho no principio do século passado

Ou esta.

Itapagipe era a mesma coisa. Grandes casas, grandes mansões\;



Mansão Amado Bahia

Mansão dos Catharinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário