segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

MARTHA ROCHA TÃO BELA QUANTO OS CRISTAIS DA FRATELLI VITA

A Crush foi concebida por Clayton J. Powel em 1911, quando fechou uma parceria para a criação da empresa Orange Crush Company nos Estados Unidos..

Vamos esclarecer de uma vez por todas a questão. Não foi  a Crush quem construiu a ponte na Av. Beira Mar em I|tapagipe Quem a construiu foi a Fábrica Monsanto de fertilizantes, antes de 1950. Quando essa indústria fechou, a Crush se instalou em suas dependências por volta de 1960. No Rio de Janeiro o refrigerante foi lançado em 1954;

Lançamento na Bahia

Por que a Monsanto fez a ponte, Ela recebia todo o material para seus fertilizantes pelo Porto de Salvador. Achou por bem trazê-los para Itapagipe via mar através de grandes barcos. Construiu então a ponte para facilitar seu descarrego bem em frente à sua fábrica na Av. Beira Mar.

As instalações da Monsanto na Av. Beira Mar em Itspagipe

A Crush laranja vendia muito, como também vendia de igual forma a Gasosa de Maçã da Fratelli 
Vita. Dominavam o mercado. Isto foi um alerta à Coca Cola. Prejudicava a sua venda ou, pelo menos, a diminuía E nesta seara a coisa é complicada. A ganância vence tudo. É guerra de cachorro grande como dizia o meu amigo França Teixeira. 

Ai a Coca-Cola comprou o direito de distribuir com exclusividade os dois grandes refrigerantes. A Fratelli ficou apenas com a fábrica de cristais. 

A história dessa fábrica é por demais interessante e rica na sua expressividade. Durante as guerras que assolavam a Europa. As garrafas de vidro que vinham da Europa começaram a faltar. O que foi que fez esses extraordinários irmãos Vita?. Construíram às pressas uma fábrica de vidro para fazer eles próprios suas garrafas. Foi essa fábrica que, mais tarde, se transformou numa das maiores fábricas de cristais do mundo.

Cristal Fratelli Vita

Quando Martha Rocha foi eleita Miss Brasil e havia retornado dos Estados Unidos com um honroso segundo lugar, foi recebida por Miguel Vita, filho  de Giuseppe.. Visitou a fábrica e deve ter sido agraciada com uma bela peça. A seguir uma das poucas fotos onde ele aparece.

A seta indica a pessoa de Miguel Vita

A excepcional Martha Rocha

Miguel Vita casou com uma moça de Itapagipe da família Barreto; remou no Santa Cruz junto com meu pai, Conheci pessoalmente, Grande figura!

Sede Náutica do Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário