quinta-feira, 17 de setembro de 2015

DISTRITO DA JEQUITAIA


Bairro da Calçada do Bonfim, depois Calçada, em 1861. Era nessa época considerada um arrabalde de Jequitaia, região afastada no município de Salvador (Fotografia: Camilo Vedani. Acervo Walter Lessa).

Tão importante quanto a Av. 7 de setembro na Cidade Alta, ligando o centro da cidade (parte alta)  aos bairros da orla marítima, destacamos a Av. Jequitaia, proporcionando a ligação do centro da cidade (parte baixa) à Península de Itapagipe que, rigorosamente, tem inicio na Calçada.

Outra similaridade entre as duas avenidas, diz respeito  a forma ou as dificultadas que  as duas  tiveram ao tempo de suas construções: ambas passaram por cima de igrejas  e casas de todas as naturezas.Tinham que ir em frente. A Jequitaia ainda enfrentou os avanços do mar  perto das casas e tudo o mais que existia no local

Antiga Jequitaia (compactada de imóveis)



Igreja do Pilar e Igreja do Espírito Santo ( um dos nomes) -Carmelitas Calçados(outro nome)
A igreja em novo ângulo
Acima, a Igreja dos Carmelitas Calçados, vista da Igreja Matriz do Pilar. Fotografia de 1939, ou anterior, publicada no livro Relíquias da Bahia, de Edgar de Cerqueira Falcão, de 1940. Já estava sem as suas torres, mostradas nas imagens abaixo. Atualmente, passa no local, onde está a Igreja, a Travessa do Pilar, com acesso à Avenida Jequitaia.



 Mapa do Pilar, de 1871, com as duas igrejas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário