quinta-feira, 5 de março de 2015

COMO ERA A LAVAGEM DO BONFIM






A foto acima é do principio do século 19. Mostra-nos como era a colina do Senhor do Bonfim, a igreja no alto a já algumas construções à direita e até mesmo duas grandes construções ao fundo da mesma e até uma à frente à igreja. À esquerda, na parte baixa dois ou três casebres de madeira, talvez pertencentes a pequenos lavradores ou escravos.

Subia-se até o alto da colina através caminhos de terra percebidos ao centro da foto; outros pela frente das casas à direita, por onde teria se originado a atual Ladeira dos Romeiros. É um indicativo forte.

Então não existia a atual Ladeira do Bonfim também chamada Ladeira das Pedras, nome originário muito provavelmente pela diferenciação de relação aos caminhos de terra que acabamos de nos referir?
Não existia. Ela só foi construída em 1810 juntamente com a atual Av. Dendezeiros dos Bonfim.

 Ladeira do Bonfim

Esses dados indicam que a Lavagem do Bonfim antes de 1810 não existia aos moldes que hoje conhecemos e mesmo pessoas outras que freqüentavam a igreja chegavam até ela através outros caminhos e formas. A lavagem na parte que se refere aos saveiros e os andores que  vinham com eles,  vinham  pelo mar. Começava o percurso  na altura da Conceição da Praia, mais precisamente na Preguiça. Os que não tinham saveiros, o povo no geral, vinha pela praia: São Joaquim, Canta Galo, Santa Cruz, Boa Viagem  e por fim Monte Serrat onde alcançavam a hoje  Rua São Francisco, ou seja o Alto de Monte Serrat. Ai chegavam ao Bonfim por cima.


Ladeira Rio São Francisco- O acesso pelo alto à Colina do Senhor do Bonfim

Enquanto isto os saveiros dobravam o Estaleiro do Bonfim e alcançavam as proximidades da Ladeira da Lenha e do Bonfim..O povo carregava os andores por essas ladeiras. Usavam uma quanto a outra.   Era o principio da grande festa. Chegavam ao alto do Bonfim pelos caminhos que indicamos acima e, posteriormente, pela Ladeira dos Romeiros.

Ladeira da Lenha ou Ladeira do Porto da Lenha

Ladeira dos Romeiros

Somente em 1810 se construiu a atual Ladeira do Bonfim, inicialmente chamada  Ladeira das Pedras. Do outro lado, claro,ainda funcionavam  as pobres ladeiras de terra que davam acesso ao alto do Bonfim.

Nesse momento nos assalta uma dúvida. Após a construção da Ladeira do  Bonfim (das Pedras) e a Ladeira do Romeiro, a colina foi toda gramada. Posteriormente, fizeram uns caminhos por todo ela. Teriam os seus autores  a idéia de imitar os antigos caminhos de terra que o povo usava para chegar ao alto? Estão lá até hoje.Não imitam nem são usados. É difícil o artificialismo dar certo.

 Caminhos de terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário