sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

ONDE ANTES ERA MAR EM ITAPAGIPE





 Enseada de Itapagipe - Avenida Beira Mar


Esta é a enseada de Itapagipe, ou seja, a parte que vai da Ponta da Penha (Praia do Bugari) até proximidades da subida do Bonfim (Praça Divina).Não confundir com Enseada dos Tainheiros, com inicio na Porta da Penha até às "profundezas" do Uruguai

Até os anos 60 do século passado, na maré cheia, o mar alcançava o cais até uma altura de 3 a 4 metros onde é hoje, por exemplo, a Ponte da Crush, para efeito de uma boa referência. Pescava-se siri e tainha de cima do cais com o arremesso de grandes jererés e belíssimas tarrafas. Dependia da hora: quando a maré estava cheia em determinado momento, o mar alcançava o cais até uma altura de 3 a 4 metros. Dava-se “mergulhos” de cima dele;Barcos eram ancorados junto a ele.

O autor desse blog pesquisou de todos os lados uma foto que tivesse registrado a “inusitada” (para os dias de hoje) pescaria, mas quem haveria de fazê-lo? Era coisa muito comum na época e não se tinha máquinas fotográficas com a profusão de hoje. 

E então não teremos a imagem das referidas pescarias? Rigorosamente, não teremos, mas faremos deduções, pelo menos provando que o mar efetivamente chegava junto, ao ponto de molhar a frente das casas em dias de tempestade.

Mas eis que nos chega às mãos duas fotos da Ponte da Crush que hoje está em cima da areia ainda com suas pilastras dentro do mar,M barcos se aproximando e muita gente aproveitando a inusitada ponte para suas caídas. Uma prova inconteste de que o mar chegava no cais:



E hoje como é? O mar recuou cerca de 50 a 70 metros e se formou uma praia perene que, certamente, valorizou a área, pela sua importância recreativa e até mesmo proteção contra os “noroestes” que abalavam Itapagipe, arrancando até as telhas das casas 


 Praia perene


 Hoje é mais uma passarela! Mais próximo do cais não há como passar por baixo. Tona-se uma exclusividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário