segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

PAU BRASIL

A  exceção de Pituaçu onde de plantaram 50 mudas de Pau Brasil, em Salvador só existe dois exemplares da referida árvore: uma no Campo Grande  e outra no Dique do Tororó.




Pau Brasil no Campo Grande

Esse fato não deixa de ser um descaso, desde que o Pau Brasil é a árvore símbolo de nosso País e como as coisas vão, tende a desaparecer ao longo do tempo.

Vejamos um pouco de história dessa árvore antes que se percam também os dados referentes a ela;

O Pau-Brasil, árvore que deu origem ao nome do nosso país, recebe uma homenagem todo dia 03 de maio. Esta data foi instituída pela Lei Federal 6.607, de 07 de dezembro de 1978, que declarou, oficialmente, o Pau-Brasil como árvore símbolo nacional. Originalmente, chamado pelos índios de ibirapitanga (ibiri = pau e pitanga = vermelho), era árvore abundante em toda a costa brasileira e foi explorada pelos colonizadores, dada a extração do pigmento vermelho de sua madeira e o uso da mesma devido a sua durabilidade e resistência. Foi necessária a sua quase extinção para que o Pau-Brasil fosse reconhecido, oficialmente, na história brasileira.’

Claro que não poderíamos deixar passar a oportunidade  de descrever detalhes de ordem cientifica da referida árvore, colhidos nos principais órgãos ligados ao assunto:

Nome popular: IBIRAPITANGA, ORABUTIÃ, BRASILEIRO, IBIRAPIRANGA, IBIRAPITA, IBIRAPITÃ, MUIRAPIRANGA, PAU-ROSADO, PAU-DE-PERNAMBUCO
Nome científico: Caesalpinia echinata Lam.

Família:Fabaceae



CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:
ÁRVORE mede entre 8 e 12 metros de altura, com copa densa.



FOLHAS bipinadas, de cuja haste central, de 10-15 cm de comprimento, surge um conjunto de 5 a 6 pares de folhas pinadas, que se estendem em hastes periféricas de 8 a 14 cm de comprimento. Cada uma dessas hastes, por sua vez, conta com 6 a 10 pares de folhas de 1-2 cm de comprimento cada. 


FRUTO seco, em forma de vagem, coberto por longos e afiados espinhos, dotado de 1-5 sementes e com uma média de 7 cm de comprimento. A fruta verde, torna-se marrom quando madura e se abre espontaneamente por meio de torção.


FLORES muito aromáticas, sustentam-se como em um cacho, sobre um eixo alongado. Possuem 4 pétalas amarelas e uma menor, vermelha.



 TRONCO de 40-7

Corte transversal de árvores de Pau-Brasil, a primeira com 12 anos e a segunda com 27 anos




Sementes

Nenhum comentário:

Postar um comentário