sábado, 23 de agosto de 2014

PRONTA A NOVA BARRA

Finalmente, ficou pronta a nova Barra, ou seja, o setor entre o Farol da Barra até o Largo do Porto, desde que, parte da Avenida Oceânica já havia sido entregue para a realização do Carnaval.




Sem dúvida alguma é uma nova concepção de rua ou avenida, principalmente no que se refere ao aumento da faixa destinada aos pedrestes (o dobro da anterior) sem elevação desse espaço (o chamado passeio).

Não gostamos, entretanto, dos piquetes de alumínio ou material parecido, como que disciplinando os espaços de circulação de pessoas e veículos. Poluiu o ambiente como um todo. São muitos! Muita gente vai se atropelar neles.



Piquetes por todos os lados

Foi feita a recuperação da rampa destinada  aos que se dirigem à praia. Anteriormente essa rampa também servia aos saveiros que se pintavam ou se recuperavam nesse espaço. Parece que não será mais permitido, bem como a descida de Jet-skis que necessitam de um veículo para seu transporte. Não vimos espaço para esta operação. Ainda de relação aos pescadores, ao que nos parece, funcionava ali uma "colônia" de pesca, haja vista, o grande número de embarcações de pesca fundeadas nas proximidades.



Chamou também nossa atenção a não recuperação do promontório que caracteriza a bela praia do Porto. Existe um buraco provocado pela força das marés e das ondas. A tendência é aumentar e provocar uma queda da bela proteção. Sua origem é secular.


Antigamente. Era uma formação natural. Um ancoradouro. A foto acima mostra o espaço fechado em V.


A rampa de hoje e o promontório não recuperado. Também não vimos a recuperação da escada que dá acesso ao mesmo.

Forte de Santa Maria - Antigamente no espaço anterior funcionava um estacionamento. 

Ainda o belo forte - A direita, dois postes de iluminação quebram a harmonia do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário