quinta-feira, 28 de agosto de 2014

BARRA COM NOVOS E IRRETOCÁVEIS CONCEITOS

Sem dúvida alguma a revitalização da Barra foi de muita felicidade. O bairro estava aos “pandarecos”, ou seja, caindo aos pedaços, nos cacos. A última reforma mais ou menos significativa foi feita em 2008 quando se mudou os antigos passeios construídos com pedras portuguesas por cimento e granito.


Foi um “Deus nos acuda”. Houve até plebiscito entre os moradores. 69% se manifestaram pela mudança. Até o Instituto Histórico teve que se manifestar afirmando que a mudança dos passeios não tinha nada a haver com a história do local. Caetano Veloso também se manifestou contrário à mudança.

Já agora, entre final de 2013 e os sete ou oito primeiro meses de 2014, a Prefeitura corajosamente transformou tudo por tudo, mantendo apenas o formato das balaustradas e ninguém se manifestou contra o projeto.

O que teria havido? O povo teria se desinteressado pelo seu bairro? Porque não se fez um plebiscito? Porque nenhum artista se manifestou contra?

A resposta é simples. O projeto é irretocável. Moderno em todos os sentidos. Não só de relação aos passeios, mas também de relação aos trechos de circulação de veículos.


Mais uma coisa: ao contrário do que se imaginava em 2008 com a intervenção num simples passeio, os grandes ícones da Barra, o Farol da Barra, o Forte Santa Maria e o Forte São Diogo, ficaram mais bonitos, desde que realçados pelo seu entorno. 

Os três grandes ícones da nossa Barra

Nenhum comentário:

Postar um comentário