quinta-feira, 17 de julho de 2014

ELEVADOR LACERDA - AINDA MAIS BELO APESAR DE NÃO SER INÉDITO

Em 11 de dezembro de 2009, tivemos ocasião de fazer uma postagem sobre o Elevador Lacerda e dizíamos naquela oportunidade:  existem pelo mundo alguns elevadores que impressionam pela beleza arquitetônica, mas nenhum deles ao que estamos sabendo, tem uma passarela sobre uma rua, como é o caso do Elevador Lacerda. Em baixo, passa a Ladeira da Montanha.

A Ladeira da Montanha passa por baixo do elevador

Hoje, precisamos corrigir esta afirmação. Encontramos um elevador em Portugal que também  tem ou tinha uma rua que passava por baixo dele.  Trata-se do chamado Elevador do Município em Lisboa. Era conhecido também como elevador da Biblioteca ou Elevador  São Julião. Foi inaugurado em 12 de janeiro de 1897. Funcionou até 1915 e sua estrutura foi desmontada em 1920. A rua que passava em baixo era conhecido como Calçada de São Francisco.

Projeto

Elevador do Município - Calçada de São Francisco

E o que dizer do ineditismo do projeto de nosso elevador, projetado pela empresa dinamarquesa Christian-Nielsen, pioneira no emprego do concreto armado em grandes estruturas? Através dessa empresa foi convidado o arquiteto da mesma nacionalidade Fleming Thiesen e os reajustes foram feitos no Brasil pelo escritório de arquitetura Prentice@Floderer do Rio de Janeiro.

Hoje podemos dizer que não é tanto assim. Além do Elevador do Muncipício que mostramos acima, já existia um elevador muito parecido com o nosso Elevador Lacerda. Referimo-nos ao existente em Kronac, Istanbul, Turquia. Vejamos suas fotos:



Elevador em Kronac - Istanmbul-Turquia

E agora? Nosso elevador perdeu também o posto do mais bonito do mundo? Evidentemente que não. As fotos adiante mostram a grandeza de sua beleza:





Nenhum comentário:

Postar um comentário