terça-feira, 27 de maio de 2014

SHOW DE BOLA DE SALVADOR ANTIGA

Interessantíssima as duas fotos acima. A de cima, mostra-nos Salvador do principio do século passado ou até mesmo de antes. A de baixo, a Salvador de hoje.Ambas do mesmo ângulo.

Vamos analizá-la por parte. Do lado esquerdo da foto de Salvador antiga tendo como extremidade o prédio da antiga Alfândega, hoje Mercado Modelo, vê-se diversos prédios em estilo pombalino, todos da mesma altura com no máximo quatro andares, deixando livre a visão do morro e no seu alto as construções da época, notadamente a antiga Igreja da Sé e a Catedral.

As setas indicam o seguinte: a amarela a Catedral; a vermelha a antiga Igreja da Sé; a cor de abóbora o Elevador da Conceição; a verde, o então Palácio do Governo; a azul o Teatro São João e a roxa a Igreja de São Bento.

Na foto da Salvador de hoje, do lado esquerdo, uma série de grandes prédios de estilo duvidoso, em frente aos armazéns das Docas da Bahia, escondem o morro, bem como todos os prédios existentes na Cidade Alta.

A seta amarela indica o atual Elevador Lacerda e a verde o Palácio do Governo já com sua torre.

Do lado direito da foto de Salvador antiga, onde se fizeram as três ladeiras de acesso – Montanha-da Conceição e Preguiça vê-se menos morro e mais casas. No alto o Teatro São João e a torre da Igreja de São Bento.  

Na foto de hoje, prédios e mais prédios dominando tudo.

No centro da foto de Salvador antiga, estão sinalizados o antigo elevador da Conceição e o Palácio do Governo ainda sem a sua torre.

Na de hoje, o Elevador Lacerda que substituiu o da Conceição e o Palácio do Governo já com sua torre.


Sem duvida, para quem vinha do mar, a Salvador antiga era muito mais bonita. Show de bola, desde que estamos em clima de Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário