sábado, 22 de fevereiro de 2014

EDIFÍCIO OCEANIA O MAIS BELO "ART DECO" DO MUNDO - CONFIRAM




Ainda esta semana fizemos uma postagem sobre a nova Barra e em meio ao assunto abordamos o Edifício Oceania. Falamos que o mesmo quando construído desrespeitou o gabarito da Avenida Oceânica, possivelmente usando um artifício para obtenção do Alvará de Construção, ou seja, deram como endereço do mesmo a Rua Alm. Marques de Leão, 36, onde não havia gabarito estabelecido.
 Como foi construído numa esquina, grande parte de sua estrutura alcançou a Avenida Oceânica, onde o gabarito estabelecido pela Prefeitura era da altura de um prédio de 3  a 4 andares.  Quase todos obedeceram esse padrão mesmo após a construção do dito cujo, inclusive o Edifício Portela, pegado ao Oceania, formando uma deselegância arquitetônica que choca aos olhos. Porque isto? Só o Oceania tinha esse direito? Deveras estranho!

Pois bem! Apesar da visível desobediência pública, o IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia tombou o referido prédio, praticamente encerrando o assunto. Ficará assim para sempre; ninguém poderá demoli-lo ou modificá-lo.

Mas com este feito, não teria o IPAC estabelecido um padrão, ou melhor, um gabarito, para o restante dos prédios ao longo da Avenida Oceânica, pelo menos até o Cristo? 

Com a palavra os advogados dos senhores proprietários dos prédios em causa.


Oceania e Portela - Haja!

Há de se aproveitar a oportunidade para confirmar que o Edifício Oceania é um dos mais significativos representantes do estilo "art deco" de Salvador. Outros são citados como, por exemplo, o Elevador Lacerda com características "deco" bem pronunciadas. O edifício do Jornal A Tarde na Praça Castro Alves também utiliza recursos "deco". Os antigos cinemas, Jandaia, Excelsior e Roma tinham acentuada tendência "deco".  O edifício Sulacap não pode ficar fora dessa relação. Os edifícios Dourado, Bráulio Xavier e o edifício Maiza se incluem. Também o Hidroporto da Ribeira, o Instituto de Cacau no Comércio, o prédio dos Correios no Comércio e a Secretária da Segurança na Piedade completam esta relação. Deve ter mais, a maioria construída entre 1924- 1950.


Elevador Lacerda
A Tarde
Cinema Jandaia

Cinema Excelsior

Cinema Roma

Ed. Sulacap
Edifício Dourado na Graça
Aeroporto ou Hidroporto da Ribeira
Prédio dos Correios no Comércio
Instituto de Cacau da Bahia


Secretaria de Segurança de Salvador

Pelo mundo, podemos destacar o prédio da Prefeitura de Asheville na Carolina do Norte nos Estados Unidos e o Teatro Carlos Gomes no Rio de Janeiro:
Prefeitura de Asheville na Carolina do Note - EUA



Teatro Carlos Gomes no Rio de Janeiro

O mais belo de todos

Bota belo nisto!

Pelo que foi mostrado acima, todos os prédios tem uma certa semelhança estrutural própria do estilo "deco". 

O edifício Oceania já foi quase de tudo: foi cassino, boate, bingo, sorveteria, sauna, teatro, galeria de arte e até o senhor Mamede Paes Mendonça fez um super-mercado no local. Seus primeiros moradores foram grandes empresários do ramo de cacau e entre os atuais estão artistas e famílias influentes de nossa sociedade.

Algumas figuras ilustres passaram por lá como o vocalista Bono da Banda U2; o músico Quiney Jones, Pelé e muitos outros. Os artistas baianos Gilberto Gil, Wagner Moura e Láxaro Ramos têm apartamento próprio no Oceania.

Então o condomínio deve ser uma nota? Não é! É o mais barato da cidade. Está em torno de R$150.00. Isto mesmo, graças ao aluguel do seu terraço para diversas empresas de telefonia.


Terraço do Oceania com suas antenas e a claraboia 

E quanto custa um apartamento no belo edifício? Ai a coisa muda. Primeiro ninguém vende e se for vender vai querer no mínimo dois milhões. Não é só o valor do apartamento em si; é preciso acrescentar a vista da Baía de Todos os Santos, do Cristo e do por do sol atrás da Ilha de Itaparica.

Isto não tem preço!

 Ao longo de sua história foi cenário de fatos engraçados e até trágicos. Quando Virginia Lane esteve em seu teatro, despertou os desejos de jovens moradores do prédio que tentaram assediá-la. Conta-se também que um grupo de rapazes deu gim a um jegue e o colocaram no elevador do prédio. Foi um Deus nos acuda quando a porta  se abriu numa chamada.


Um jegue

Do lado trágico, cita-se o assassinato indecifrável até hoje de um empresário, senhor Eric Loeff.



Virgina Lane
Por fim, vamos a um lado mais sério, qual seja o significado da expressão “Art Deco”. Trata-se de uma expressão francesa, abreviação de arts décoratifs (arte decorativa).
Características principais:
- Linhas circulares ou retas estilizadas;
- Uso de formas geométricas;
- Design abstrato;
- Formas femininas e animais são as mais trabalhadas;
- Influências do construtivismo, futurismo e cubismo;
- Presença marcante na Arquitetura.









Nenhum comentário:

Postar um comentário