quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

COPA DO MUNDO TEM O SORTEIO NUM PARAISO CHAMADO SAUIPE

Não temos certeza de quem foi a ideia de fazer o sorteio dos jogos da Copa do Mudo de 2014 na Costa do Sauípe, distrito de Mata de São João, no litoral norte de nosso Estado, praticamente dando começo ao grande evento futebolistico.

No Brasil de hoje os grandes eventos são realizados no eixo Rio-São Paulo-Brasilia. Dificilmente o norte e o nordeste são indicados.

Por essa razão, estamos crendo que a indicação da Costa de Sauípe para o “ponta-pé” da Copa de Mundo de 2014 não teria sido uma indicação de dirigentes brasileiros. Estamos crendo mais que a escolha partiu dos dirigentes do futebol mundial, a FIFA.

Esse pessoal nas constantes visitas ao nosso estado para o acompanhamento das obras da Fonte Nova, deve ter se hospedado num dos hotéis da Costa do Sauípe e teria percebido a beleza que rodeia todos os cantos dessa localidade.

Hotéis e que hoteis!

É de cair o queixo, segundo conhecido ditado.



´Sem palavras!


Vamos ajudar mais um pouco. Além da extraordinária beleza, Sauipe pertence ao Município de Mata de São João, onde Garcia D’Ávila construiu o seu Castelo da Torre.


Castelo da Torre

A história desse personagem é extraordinária. Chegou ao Brasil na caravana de Tomé de Souza que veio assumir o Governo do Brasil em 1549. Dizem que era filho do homem. O pai deu-lhe umas terras em Itapagipe e um casal de vacas. 

Quem nos conta essa história e Gabriel Soares de Souza no seu Tratado Descritivo do Brasil,  ainda em 1587, apenas 38 anos após a chegada do fidalgo português na Bahia. Logo, bem próximo dos acontecimentos. Deve ter entrevistado remanescentes daquela época, inclusive, o seu irmão que aqui já vivia há mais anos. 

Aí Garcia D’Avila construiu diversas olarias na península com vistas certamente à construção da cidade de Salvador que se fazia no alto do morro, na chamada Cidade Alta.

Naturalmente, com os ganhos obtidos, Garcia D’Ávila requisitou do pai uma pedaço de terra no outro lado da cidade, em Itapuã.  Foi ganhando espaço e chegou a Mata de São João, onde está a nossa belíssima Sauipe. Aí construiu o seu castelo que é um dos maiores símbolos de posse dessa terra, de sua colonização.

A Copa do Mundo de 2014 está tendo assim um inicio maravilhoso. Não poderia haver melhor lugar.

A vila



Nenhum comentário:

Postar um comentário