sábado, 2 de novembro de 2013

A BARRA EM FOTOS DE HOJE - AMANHÃ SERÁ DIFERENTE

Noutro dia, fizemos uma postagem sobre o Dique do Tororó na qual expomos três dezenas de fotos de todo ele.  Dissemos, na oportunidade, que essas fotos foram tiradas através um aplicativo disponibilizado na Internet.

Qual a importância disso? No momento talvez seja limitada. O dique está aí para todo mundo ver, a exceção, naturalmente, das pessoas que não conhecem a Bahia.

No entanto, a coisa muda de aspecto de relação às gerações futuras quando, por qualquer razão, histórica, por exemplo, precisar saber como era esse acidente geográfico em pleno centro da capital baiana.

É o mesmo caso quando  buscamos informações hoje sobre essa laguna tempos atrás, no principio do século passado e até mesmo antes. O material é escasso, sumamente escasso. Verdade que, aquele tempo, o ato de fotografar era muito limitado. Poucas pessoas possuíam máquinas fotográficas e a própria técnica era deficiente. Encontra-se alguma coisa em postais da época, feitos por profissionais.

Em conseqüência, têm-se informações imprecisas, quase suposições de como era, de como não era, sua extensão; as vias de acesso, enfim uma série de informações básicas para seu melhor entendimento.

Tudo isso vem a propósito em razão das obras urbanísticas que se iniciam na Barra que, praticamente, irão mudar o seu aspecto. Quem quiser ver e saber da Barra de hoje, terá que retratá-la agora. Daqui a pouco tempo não haverá  mais condições.

Mas essas obras terão alguma influência nos elementos arquitetônicos e históricos do local? Estamos crendo que sim em considerando o conjunto ( local + elemento).

Temos uma prova disso ainda em nossa cidade e muito recentemente. Referimo-nos à Praça Cairu no Comércio. Ela foi invadida por uma feira de hipiers. Vejam como era:

Praça ainda com a Feira dos Hipiers

A praça vista do alto

Mesmo com o monumento em obras a praça tem outro aspecto
A maior visibilidade do passeio da praça melhora todo o conjunto

Vamos, então, a nossa Barra de hoje. Dentro de pouco tempo terá outro visual.

Largo do Porto
Rua do Porto (Praia do Porto à direita)
Ainda a Rua do Porto
À direita o Forte de Santa Maria
Forte de Santa Maria em meio aos carros- É outra coisa que prejudica muito o visual do local
Depois do forte
Idem
Hospital Espanhol
Ainda o hospital
Caminho do Farol
O Farol ainda de longe
Mais de perto
Farol da Barra
Mais de perto
Ed. Oceania
Avenida Oceânica
Continuação da avenida
Mais na frente
Ainda mais
Hotel Pascoal
Á direita o Morro do Cristo
Mais de perto
O Cristo em meio ao coqueiral
Passando o Cristo - Barra ao fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário