sábado, 13 de julho de 2013

PESSOAS INTERESSANTES E/OU FOLCLÓRICAS - GOV.OTÁVIO MANGABEIRA

Ele despachava no Palácio Rio Branco. Entre 9 e 9,30 horas um carro preto subia a Rua Chile, na época mão e contra mão, conduzindo o Governador Otávio Mangabeira. Era sempre aplaudido pelas pessoas que se encontravam nos passeios da então bela rua. Agradecia com um gesto de mão e sorria. Tudo muito natural. Sabia que era merecedor. Realizava um governo sério e produtivo para toda a Bahia.

Governador Otávio Mangabeira

 No caso de Salvador foi de sua iniciativa a construção do Estádio da Fonte Nova que levou o seu nome, do Hotel da Bahia, do Forum Ruy Barbosa e da Escola Parque. Ninguém fez tanto por essa cidade. Somente J.J. Seabra poderia se igualar aos seus feitos.

De relação à Fonte Nova, é necessário frisar que o futebol baiano penava no Velho Campo da Graça de arquibancadas de madeira e outras mazelas. Partiu para a construção da Fonte Nova. Fez seu primeiro lance de arquibancada.  Recentemente, inaugurou-se a Arena Fonte Nova, após demolição do primeiro estádio que tinha o seu nome. O de hoje tem o nome de uma cerveja. Faltou sensibilidade!

Estádio Otávio Mangabeira

Quase a mesma coisa aconteceu com a construção do Hotel da Bahia. Salvador não tinha um hotel de classe. Limitava-se ao Pálace Hotel e o Meridional na Rua Chile, praticamente hotéis para viajantes. No dia seguinte a sua inauguração, um de nossos jornais comentou: “Para que um hotel tão grande?” Não é incrível?

Hotel da Bahia - Hoje Sheraton

De relação ao Forum Rui Barbosa, além de ocupar um espaço onde se montava circos e Feira de Amostras, fez uma casa dígna para a justiça do Estado, espalhada pela cidade em diversos lugares. Em 1949 os restos mortais de Rui Barbosa foram transladados para seu interior. Passou a chamar-se Forum Rui Barbosa.

Foro Ruy Barbosa

Por fim fez a Escola Parque, um exemplo para todo o mundo.

Escola Parque

Esse é que um homem interessante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário