ATÉ HOJE JÁ TIVEMOS MAIS DE 400 MIL CONTATOS

domingo, 13 de janeiro de 2013

NAVIO DIQUE OU NAVIO ESTALEIRO- ARAUJO PINHO



Por muitos anos este blog tem procurado uma foto do Dique Araujo Pinho  que ficava ancorado na Penha. Era um navio estaleiro. Ele baixava o  casco para que outros navios pudessem entrar no seu bojo. Aí eram consertados. Os antigos navios da chamada Navegação Baiana, eram os fregueses mais constantes. O Rio Paraguassu, visto adiante era seu freguês.

 


Navio Rio Paragussu 
Finalmente encontramos uma foto do famoso navio dique. Deve ter sido usado até os anos de 1940/1960:


Navio-Dique Araujo Pinho
Em determinado dia, Salvador foi sacudida por uma tempestade conhecida como “Noroeste". O fenômeno aconteceia no verão. Formava-se uma nuvem ali pelos lados de Candeias e num crescendo de força de vento,  derrubava até tamarindeiros e arracava as telhas das casas da Avenida Beira-Mar. Saveiros que não tivessem uma boa poita arrebentavam-se no cais.
Numa dessas ocasiões, as amarrações do navio-dique se soltaram e ele ficou à deriva. Deslocou-se de onde ficava, mais ou menos onde hoje se localiza a Marina da Penha, e encalhou em frente à Igreja da Penha. Não deram muita importância e em poucos dias, o navio foi saqueado; aliás, pior do que isto, levaram até o seu casco. Só restou a quilha que ainda se vê enterrada em frente à igreja. Algo realmente impressionante, tanto pelo ato de vandalismo quanto pela falta de fiscalização. Devia valer milhões hoje. afora o valor histórico.



Restos do Araujo Pinho enficados em frente à Igreja da Penha
 
Igreja da Penha
Ponta da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário