domingo, 30 de dezembro de 2012

FOGOS DE ARTIFICIO NA BARRA - GARANTIDO!





Por pouco mesmo o baiano não veria este ano a queima de fogos na praia do Farol da Barra. A Prefeitura sem dinheiro e no final de gestão do atual Prefeito, estava cancelando o evento. Faria somente um show de artistas da terra em frente ao farol.  Muito  pouco! Salvador e o Brasil já se acostumaram com o espetáculo pirotécnico do dia 31 de cada ano. Emissoras de TV mostram-no  ao vivo, juntamente com o do Rio de Janeiro e Santa Catarina. Excelente para o nosso turismo.
Na iminência do fracasso, o Governador num gesto digno de um homem inteligente, esquecendo as rivalidades, assumiu o patrocínio e garantiu a festa de cores. Parabéns! Salvador agradece.
Mas que tal um pouco de história? Como surgiram os fogos de artifício? Por mais incrível que possa parecer, antes mesmo do descobrimento da pólvora. Alguém descobriu que pedaços de bambu ainda verde, explodiam quando colocados numa fogueira. Os bambus crescem muito depressa; aí se formam bolsas de ar e seiva dentro da planta, inchando e explodindo quando aquecidas. Eram jogados em fogueiras durante festivas e comemorações com o objetivo de assustas os espíritos. Mais tarde, esses mesmos bambus foram recheados com o já conhecido “fogo químico” e lançados ao fogo, causavam um grande ruído. Eram os primeiros fogos de artifício.
Bambú

Nenhum comentário:

Postar um comentário