terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ARENA FONTE NOVA - RETROSPECTO


Claro que a Fonte Nova faz parte de nossa história. É o esporte. É da cultura de nosso povo. Por essa razão este blog sempre o tratou com destaque. Agora, então, que o Brasil vai sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada,  estamos com as vistas voltadas pelo que se faz para o sucesso desses certames.
Na Bahia, em Salvador, constrói-se um novo estádio que irá se chamar Arena Fonte Nova. Parece que vai ser belíssimo.
Desde os primeiros momentos dessa iniciativa, este blog esteve presente, inclusive no dia 29 de agosto de 2010, quando o antigo estádio foi implodido. Uma cena impressionante, principalmente para as pessoas como nós que vimos nascer a antiga Fonte Nova; melhor ou pior ainda, jogamos “baba” na depressão então existente ao lado do dique quando estudávamos no Central. Quando se fez o estádio, ainda com um só lance de arquibancada, jogamos no seu campo defendendo o gol do antigo Fluminense de Arlindo Fraga, que disputava os preliminares dos jogos principais. Sim, antigamente era assim. Havia dois jogos, a preliminar com clubes amadores e o principal com clubes profissionais. Essa fórmula propiciou o surgimento de grandes jogadores.
Quando se fez o segundo lance de arquibancada, 1970, estávamos presente para assistir Bahia e Flamengo e Vitória e Grêmio. Um dia de festas para nosso futebol e em meio dessa festividade, aconteceu a tragédia de torcedores caindo lá de cima, em razão de um falso alarme de que a nova arquibancada estava desabando. Não se acreditava que ela fosse segura.
Mas a antiga Fonte Nova não era somente do futebol. Do lado tinha o Ginásio Antônio Balbino onde se jogava basquete, voley, futebol de salão e se fazia lutas livres. Desse último esporte é inesquecível a luta de Waldemar Santana contra Hélio Grecie. Tempo também de grandes dirigentes do esporte amador como João Alfredo e Cardonski.
Do outro lado, brilhava ao sol a piscina Juracy Magalhães, onde a natação da Bahia se recuperou. Tempo de Walter Figueredo, Tavinho, Carlos Cordeiro, eu próprio. Tempo de Sônia Maria de Jesus, campeã sul-americana. Tempo do Olímpico de Sérgio Figueredo, atual Presidente da Federação de Desportos Aquáticos.
Complexo da Fonte Nova
De outro ângulo
As piscinas
Ginasio Antônio Balbino



E aí num determinado dia, 29 de agosto de 2010, resolveram botar abaixo o grande complexo da Fonte Nova.  Salvador tinha sido  escolhida para uma das sedes do Torneio das Confederações e da Copa do Mundo de Futebol. O velho estádio não reunia condições suficientes para sediar referidos eventos e precisando de todo o espaço então existente, as piscinas e o ginásio inclusive, implodiram a velha Fonte Nova.
Claro que o pessoal da natação e dos esportes do ginásio que nada tinham a haver com a questão, foram em cima dos governantes e esses prometeram construir uma nova piscina e um novo ginásio, possivelmente em Pituaçu, mas, parece que até hoje nada se fez. Vai ser difícil.
Como começou

Ápice da implosão



Mais ápice

Passado o impacto que tudo isto causou, este blog teria que se render aos fatos e não poderia fazer outra coisa senão manifestar um grito de esperança e de apoio para que tudo corresse bem com o novo estádio, uma arena. Nesse sentido publicamos a seguinte postagem em dia de muita esperança e de boa vontade.
Milhares de baianos estão aguardando com ansiedade o dia que terão acesso às dependências da Arena Fonte Nova. O velho estádio transformara-se num monumento esportivo digno de nossa cidade e das tradições de nosso futebol.
Um gigante de rara beleza. Um mutante. Transforma-se magicamente. De dia é esta beleza:
Adere-se aos Orixás que lhe estão próximos e absorve a energia que emana deles. À noite, ilumina as águas que lhes contornam numa simbiose extraordinária de duas representações monumentais:
Parece uma coroa monumental. Não há domínio de uma coisa sobre outra, muito pelo contrário, há uma homogeneizada entre componentes tão diversos. E esse dia vai chegar com as graças de todos os Santos da Bahia.
A Arena hoje
Estão montando a cobertura de todos nós torcedores


Nenhum comentário:

Postar um comentário