quinta-feira, 8 de novembro de 2012

OS LUGARES MAIS ALTOS DE SALV ADOR


Como é sabido, Salvador é uma cidade construída em dois níveis chamados Cidade Baixa e Cidade Alta.

Certamente, todas as pessoas têm curiosidade de saber qual a parte – o bairro- o morro- mais alto da cidade, bem como a altura das demais localidades.

Sair pela cidade com aparelhos apropriados medindo-a,  é uma tarefa quase impossível.  

Mas as coisas evoluíram, surgiu a internet e neste recurso hoje dispomos o que se chama Google Earth: é um programa que fotografa o mundo inteiro via satélite.

Este blog tem se servido bastante desse recurso e faz questão de salientar que é da Google. Claro que não é nosso.

Naturalmente, é preciso certa prática e experiência de internet para buscar todos os recursos que esse sistema oferece. Um deles, estamos dando aos nossos seguidores e leitores hoje: a altura de muitos lugares de Salvador, de seus morros, de suas encostas e de seus bairros, naturalmente os acima do nível do mar.  

Vamos começar com a Colina do Senhor do Bonfim. Claro! Um lugar sagrado. Espetacular! Que Ele nos guie nessa empreitada.
Igreja do Senhor do Bonfim
Colina do Senhor ao fim dessa avenida
Como se sabe, a grande igreja fica no alto de uma colina. Ela tem a altura de 24 metros.
Ali perto, fica o Alto de Monte Serrat – Rua Rio São Francisco – um dos primeiros acessos ao Bonfim. Sua altura máxima é de 27 metros.  Fica em cima de Pedra Furada, famoso bairro gastronômico.
Alto do Monte Serrat
Perto dali fica o Forte de Monte Serrat. O morro tem a altura de 8 metros.
Forte de Monte Serrat
Estes são os três lugares mais altos da Cidade Baixa.
Vamos subir o Elevador Lacerda. Ele tem a altura de 71 metros. Diz-se que mede 69. É mais ou menos por aí.
Elevador Lacerda
Outras partes da Cidade Alta com mais ou menos a mesma altura são: Piedade com 70 metros; São Bento com 65; Aflitos com 69 metros, Praça da Sé com 54 metros e Pelourinho igualmente com 54 metros:


 Praça da Piedade - Gabinete Português de Leitura
Igreja dos Aflitos
Praça da Sé
 
Nas proximidades da Sé acha-se o famoso Pelourinho no mesmo plano. Nas proximidades do Pelourinho o Taboão. Sua altura máxima é de 42 metros.
Pelourinho
Ainda no centro, a Praça Castro Alves está há 49 metros acima do nível do mar.  Há de se notar que ela fica em nível inferior à Rua Chile.
De relação aos atrativos da Barra, o Morro do FAROL  tem 7 metros; o do Cristo, 9 metros e o Morro do Gato têm 35 metros. Altura semelhante tem o Morro da Aeronáutica.O Alto do Rio Vermelho tem 38 metro e o morro onde se encontra a Igreja de São Lázaro tem 43 metros.
Farol da Barra
Morro do Cristo

 
Morro de Santo Antônio da Barra - 23 mts.
 
Internamente, isto é, bairros como Nazaré, Barbalho e Santo Antônio, as alturas são boas:
O Forte do Barbalho, por exemplo, no bairro do mesmo nome está numa altura de 62 metros. Por isto ele foi um dos primeiros a ser construído em defesa da cidade.
Forte do Barbalho
O Bairro de Nazaré fica a 61 metros. É alto. O Forte de Santo Antônio está a 59 metros no nível do mar. Também fazia parte do sistema de defesa de salvador antiga.
Forte Santo Antônio
E a Lapinha, tão esquecida. É alta! Está a 62 metros do nível do mar.
Igreja da Lapinha
Por fim temos duas indicações interessantes: O Alto das Pombas e Plataforma no Suburbio Ferroviário. O primeiro tem 50 metros e o segundo 44 metros.
Plataforma
Claro que existe outras localidades e bairros que poderiam ser citados, Deverão! Se alguém se interessar é só pedir. Voltaremos ao Google Earth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário