quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MEU BAIRRO QUERIDO - GAMBOA


Sem dúvida alguma, o atual Porto da Barra foi a primeira vila de Salvador. Chamava-se Vila do Pereira por ser a sede donatária de Francisco Pereira Coutinho, o primeiro donatário nomeado por Portugal para o local.
Ela se estendia desde o Farol da Barra até a Gamboa. O mapa adiante mostra a sua extensão.

Logo, a Gamboa fazia parte do primeiro espaço habitável de nossa cidade e era um lugar estratégico, desde que ali situava-se o acesso mais curto entre a vila e a cidade que se formou entre a Praça Castro Alves e a Rua da Misericórdia, constituída por Tomé de Souza em 1549 –a Ladeira da Gamboa,

Antiga Ladeira da Gamboa
 
Mas, então, não havia melhor acesso à Cidade de Salvador que não este? Não havia! Julga-se que a Ladeira da Barra pudesse ajudar. Se ela existisse naquela época, seria maravilhoso. Hoje ela desemboca justamente no Largo do Porto.
Àquele tempo, contudo, ela se encerrava na altura do Morro de Santo Antônio da Barra, proximidades do Iate Clube e do Cemitério dos Ingleses. À sua frente havia um paredão.
Antiga Ladeira da Barra
Esta foto é apresentada como sendo Ladeira da Bahia e, efetivamente, o é. Contudo, não nos deixemos enganar de relação ao seu trajeto. Inicialmente, vamos destacar os principais ângulos da mesma. À esquerda, vemos a antiga Praia dos Índios, onde hoje está localizado o Yacth Clube da Bahia. Ao lado identifica-se o Cemitério dos Ingleses, já devidamente murado. Para cima a ladeira alcança o Largo da Vitoria. Para baixo, ela segue em direção à Ladeira de Santo Antônio da Barra. Nesse ponto, vê-se à direita um grande paredão. Não havia a descida para o Porto. Só muito adiante se abriu o restante da ladeira, acessando-a ao Porto.
Ladeira da Barra já com acesso ao Porto da Barra

Esta foto foi  tirada do mesmo ângulo da anterior. Ela mostra-nos a construção de uma balaustrada, postes à direita e vê-se, claramente o acesso aberto até o Porto.
Qual outro acesso  tinha os antigos habitantes da Vila ou Arraial do Pereira à parte Alta da Cidade? Pelas margens do Rio dos Seixos – Chame-Chame- e, em seguida subindo um de seus acessos ao bairro da Graça.

Muito mais distante e de um certo modo perigoso. Passava por terras indígenas que se concentravam justamente na Graça e redondezas.
Após essa caminhada ao tempo de Vila Velha ou Arraial do Pereira, vejamos a Ladeira da Gamboa de hoje via internet, dando prosseguimento à série que denominamos MEU BAIRRO QUERIDO
Ladeira da Gamboa atual
Ainda a Ladeira da Gamboa


 Gamboa de Baixo - Porto das Vacas
(Acervo do I,H.G.B.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário