terça-feira, 13 de novembro de 2012

MEU BAIRRO QUERIDO - 2 DE JULHO

É um bairro tradicional. Tem o nome ligado à Independência da Bahia – 2 de Julho. Recentemente, a Prefeitura tentou mudar o seu nome para Santa Tereza, em razão de que o convento do mesmo nome está localizado no seu espaço. Seus moradores protestaram.

CONVENTO SANTA TEREZA
 

É um protesto como que intrínseco; está como que no âmago. Poucos desses moradores sabem que esse convento construído pelos jesuítas, abrigou as tropas do General Bandeira de Melo que lutavam contra as tropas baianas e brasileiras pela independência definitiva do Brasil do jugo português.  
Vejam o contraste histórico e marcante: 2 de Julho e Santa Tereza. Teria que ser outro nome, não este. Verdade que nada se tem contra a Santa que é maravilhosa. É a representação ou significação do nome no contexto de uma data histórica.
TRAVESSA QUE DÁ ACESSO Á RUA DO CONVENTO
 
LARGO 2 DE JULHO EM DOIS ÃNGULOS
 

Deste lago começam duas ruas que, praticamente, seriam bairros próprios: Areal de Cima e e Areal de Baixo:
Areal de Cima
 

 AREAL DE CIMA

AREAL DE BAIRO
Também este largo (2 de Julho) traz à lembrança das pessoas da época de 1950-1960 as grandes festas carnavalescas do Fantoches da Euterpe. Formavam-se filas imensas que se curvavam pelo largo e as vezes alcançava a Rua do Cabeça.
O clube ficava e ainda fica, mesmo com tapumes à sua frente, na Rua Democrata, aos fundos do Largo 2 de Julho.


Rua Democrata
 

Igreja da Irmandade São Pedro dos Clérigos
 
Atrás desse tapume está o Clube Fantoches da Euterpe
 
 
SOLAR CUHA GUEDES


O solar Cunha Guedes é um dos mais belos casarões do antigo Corredor da Vitória. Pouga gente sabe, entretanto, que ele já foi sede do Clube Fantoches da Euterpe no final do século XIX.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário