quarta-feira, 24 de outubro de 2012

MEU BAIRRO QUERIDO - URUGUAI


Muitos julgam ter sido no Porto dos Mastros a primeira invasão do mar pelo povo ávido por um lugar para morar, nem que fosse numa simples e rústica palafita. Não foi!
O primeiro movimento nesse sentido foi feito em 1940 no hoje bairro do Uruguai, enquanto o do Porto dos Mastros aconteceu em 1953.
Poder-se-ia apontar uma razão  para que este movimento popular acontecesse?
Sem dúvida! 
Itapagipe tinha sido nomeada pela Prefeitura como aterro sanitário de salvador. Isto mesmo: aterro sanitário e o local escolhido foi justamente o espaço onde hoje se encontra o bairro.
Explicando melhor, o mar da Enseada dos Tainheiros chegava às proximidade do Largo dos Mares, daí o próprio nome.
O mar chegava nos Mares

O traço azul indica mais ou menos, até onde chegava o mar proveniente da Enseada dos Tainheiros.
Este espaço, então, foi sendo aterrado com lixo, naturalmente com a ajuda técnica da Prefeitura.
Praticamente, ao mesmo tempo, Itapagipe fora designada como sendo o primeiro Polo Industrial de Salvador. Não bastasse a indicação de “lixeira”, tornava-se também um centro industrial, mas um centro industrial da pesada com industrias altamente poluentes como sendo as de cacau e até a temida Tibras, que nenhum país aceitou.
Mas Itapagipe não era também uma espécie de balneário que enchia de veranistas nos meses de verão?
Era. E daí?
Em verdade, essa “mistura” demonstra a falta de um plano diretor da cidade àquela época. Cada governo fazia o que queria. O exemplo acima é marcante.
A criação do Pólo Industrial de Itapagipe, claro que atraiu milhares de trabalhadores residentes nas Ilhas e no Recôncavo e este pessoal, ávido por um lugar onde morar, invadiu o mar com suas palafitas como que completando um clico de desordem.
Destaque comercial

Av. Uruguai
Rua do Uruguai´Área mais residencial
 .


Nenhum comentário:

Postar um comentário