quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MEU BAIRRO QUERIDO- RUA BARÃO DE COTEGIPE


Até 1950/60, a Rua Barão de Cotegipe era, na sua maior parte, uma zona residencial. Só havia comércio à partir da Rua do Canta Galo até o Largo da Calçada, mas mesmo assim, um comércio de lojas de artigos masculino e feminino, armarinhos, essas coisas de uma atividade comercial leve.

Para não fugir a regra daquela época, quando a península virou Polo Industrial, existia no seu trajeto a Fábrica de Refrigerantes e Cristais Frateli Vitta, mas não era uma indústria muito poluente. Fabricava o melhor cristal do Brasil e um dos melhores do mundo e refrigerantes, principalmente gasosas.

A extensão residencial chegava até o Largo de Roma que era todo de residências. Ainda não existia o hospital que ainda hoje infesta às praias próximas.

Hoje, tem um comércio pesado de artigos elétricos e de ferramentas com enormes depósitos.

A Prefeitura quis desapropriar a área com extensão até a Avenida Luiz Tarquínio, mas parece que o projeto não teve andamento. Por ali passaria uma grande avenida, descortinando o mar ao lado.

Mas se faz necessário. A exceção do subúrbio ferroviário que tem a frente voltada para a Baía de Todos os Santos, a Cidade Baixa desde o Comércio até o Largo da Boa Viagem, tem pela frente um amontoado de casas velhas, galpões e antigas indústrias. Tudo degradado!

Claro que não se pode fechar todo um comércio que atua na área e deixar os moradores dessas localidades desamparados.

Para o segmento comercial, construir-se-ão shoppings especializados, e para os moradores, preferência para construção de suas novas casas, mas dentro de um padrão decente e sob uma determinada ordenação urbana.

Lembramo-nos de Luiz Tarquinio: fez uma belíssima Vila Operária. Não metia vergonha! Claro que hoje teria que ser dentro de novos padrões.
 
Rua Barão de Cotgegipe - inicio em Roma
 
 
 Rua Barão de Cotegipe - Comércio pesado
 
Rua Barão de Cotegipe - Comercio mais leve de moda e armarinhos
 
 
 Frateli Vitta - Em ruinas


Em direção à praia à sua direita, a Barão de Cotegipe tem diversas transversais. É aí que mora a maior parte das pessoas.
Rua Gal. Andrea
Rua do Canta Galo
Rua Agrário de Menezes

Travessa Tobias Barreto
Mais uma Travessa
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário