domingo, 28 de outubro de 2012

MEU BAIRRO QUERIDO - MONTE SERRAT


Após a Colina Sagrada do Senhor do Bonfim, começa Monte Serrat. Também ele faz parte da Ilha Bonfim, presumida num estudo do biólogo Alex D.G. Pereira, matéria que publicamos em 25 de outubro p.p..
O referido biólogo aventou a possibilidade quase real de que Itapagipe restringia-se a algumas ilhas, uma delas a do Bonfim – como mostra o mapa que reproduzimos a seguir:
 

Rua Rio São Francisco - Hospital Couto Maia
 
Rua Rio São Francisco - Vista da Ponta do Humaitá
Como se vê, bem ao seu principio acha-se o importante Hospital Couto Maia, especializado em doenças infecto-contagiosas.
Nas  proximidades da importante rua,  fica também o Hospital da Sagrada Família(Rua Plinio Lima) em direção ao Bonfim.
 
Hospital da Sagrada Família
 
 
 
 
E na Rua dos Namorados fica o Convento da  instituição. Era um solar pertencente ao senhor Dr. ERNESTO Ferreira de Araujo. Seus herdeiros venderam-no à Real Sociedade Portuguesa de Beneficência que inaugurou no local o Hospital Português em 16 de seembro de 1866. Era diretor do hospital o Dr. José Rodrigues Costa, tendo ele gradeado a área em torno de 1869\71. Somente em 1931 o Hospital Português foi transferido para a Av. Prinzeza Izabel onde se encontra até hoje. E em 1937 a Congregação Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição, mas somente em 1938 a casa foi renomeada para Convento da Sagrada Familia.
É usado como espaço para retiros Inter- congregacionais, encontros e Movimentos Pastorais da Congregação.
Fizemos tudo para apresentá-lo por dentro, mas não conseguimos ainda. Está todo mundo curioso.
Curioso igualmente é o jardim em frente. Tem uma ruazinha simplesmente denominada de Rua dos Namorados. Dezenas de oitiseiros decoram seu espaço. Sem dúvida que é um lugar acolhedor e deve ter esse nome porque ao seu tempo as pessoas enamoradas da península costumavam procurar esses lugares para os seus deleites amorosos. Os muros do Convento da Penha na Ribeira, era outro lugar preferido. Á noite era um deserto!

 
Convento da Sagrada Familia
 
Outra curiosidade de relação ao Alto do Monte Serrat, diz respeito às chamadas Ruas dos Barreiros – 1 e 2.
Desse local foi extraído a maior parte ou todo o barro que permitiu a construção da Av. Beira Mar em Itapagipe. Barro e areia. Feita a extração, posteriormente surgiram as duas ladeiras denominadas Barreiros 1 e Barreiros 2.
 
Rua Pimeiro Barreiro
Rua Segundo Barreiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário