segunda-feira, 29 de outubro de 2012

MEU BAIRRO QUERIDO- BOA VIAGEM


Tivemos oportunidade de escrever dias atrás que, a entidade formada pelo Capitão Teodósio Rodrigues Farias com vistas à construção da Igreja do Senhor do Bonfim, foi registrada como sendo Bomfim com “m”.

Não se diga que  o militar português não conhecesse a gramática. O santo que ele trouxe de Portugal é chamado na terra lusitana de  Senhor do Bomfim com “m”. A única dúvida existente é se esse Bomfim tem o “mf” juntos ou separados, como seja BOM FIM.

De uma forma ou de outra, o Bomfim português quer significar o “bom fim de tudo”; o “bom fim das coisas: enfim, o “bom fim da vida”.

Outro bom nome sem as implicações gramaticais é “Boa Viagem” de Nossa Senhora da Boa Viagem. Sua igreja fica no bairro da Boa Viagem à beira mar.

Seu principal acesso é a Avenida Luiz Tarquínio, com inicio no Largo de Roma. Homenageia o industrial Luiz Tarquinio, pioneiro das indústrias têxteis do Brasil. 

Notabilizou-se pela construção da Vila Operária em frente à sua fábrica. Foi considerada a maior obra social da iniciativa privada no Brasil e a primeira ação de Responsabilidade Social Empresarial do mundo.

Hoje a industria não mais existe e a Vila Operária está em plena decadência.

A Av. Luiz Tarquinho como a dos Dendezeiros, tem inicio no Largo de Roma.



Av. Luiz Tarquinio
 
Ainda a Av. Luiz Tarquinio
 
Convento São José
 
Abrigo D. Pedro II

Antiga fábrica da Souza Cruz

 
Largo da Boa Viagem
 
 
Igreja da Boa Viagem
 
Rua da Boa Viagem
Forte de Monte Serrat


Nenhum comentário:

Postar um comentário