quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O PERIGO DOS JET SKIS EM ITAPAGIPE


O Brasil todo está assustado com a onda de mortes de pessoas pelos Jet-Skis adoidados. Casos impressionantes: um garotão atropela uma criança na areia da praia e um pai mata o próprio filho.

Este blog tem a obrigação de registrar o fato por que em Salvador há uma área extremamente perigosa para ocorrência de novos casos de morte.

Trata-se de Itapagipe, mais precisamente, da Avenida Beira Mar – o trecho que vai da Praia do Bugari até a Praia do Bonfim. Porque?

Primeiramente, no local parece existir aluguel dessas velozes embarcações. Mas como? Será que só alugam á pessoas devidamente habilitadas pelos órgãos competentes? Estamos achando muito difícil.

Segundo e mais importante, toda essa área de Itapagipe nas marés vazias, o mar recua algo em torno de 200 a 300 metros e a altura do nível d’água no entorno para fora, fica com cerca de meio metro ainda por mais 100 a 200 metros Nessa parte, os marisqueiros e marisqueiras, continuam a catar os papa-fumos da vida. Dão até preferência a esses locais, em razão do desgaste que já ocorre nas partes descobertas (só de areia).

É nessa área que atuam os Jet Skis nos dias de maré vazia. E aí vem a pergunta:

Se houver um atropelamento nesses locais, estariam os Ket Skis isentos de qualquer responsabilidade em caso de acidente? Depende da concepção do que seja uma praia.

Está aí um problema para ser devidamente estudado.

Considera-se como praia, apenas a faixa permanentemente descoberta de uma área, ou praia também é o resultante do recuo do mar, como acontece em Itapagipe?

O que se diz a respeito?

“A praia é uma formação geológica composta por partículas soltas de rocha tais como areia, cascalho, seixo ou calhaus ao longo da margem de um corpo de água, ou seja, uma costa, quer do mar, de um rio ou de um lago. (Wilkpédia).

Há mais uma informação:

As praias arenosas oceânicas sofrem grande influências das marés e das ondas. Nestas praias podem distinguir-se as zonas abaixo descritas:

Zona de Arrebentação - é a parte da praia onde as ondas "arrebentam" ou se "quebram". Se houver bancos de areia afastados da praia podem ocorrer outras zonas de arrebentação sobre estes.

Zona de Varrido - é a parte da praia "varrida" pelas ondas periodicamente. Está entre os limites máximo e o mínimo da excursão das ondas sobre a praia. Logo após esta zona pode ocorrer uma parte onde se acumulam sedimentos - a berma. Devido às marés e às tempestades e ressacas esta parte da praia pode avançar e regredir.


Olhe outra definição de uma praia: “ O limite externo (em direção ao mar) e interno (em direção a terra) de uma praia seriam determinados, respectivamente, pela profundidade a partir da qual as ondas passam a provocar movimento efetivo de sedimento sobre o fundo do mar, e pelo limite superior de ação de ondas de tempestades sobre a costa”



Segundo a Escola Acadêmica Brasileira as praias arenosas oceânicas apresentam-se como sistemas de alta instabilidade, sendo dinâmicas e sensíveis por estarem sujeitas às variações dos meios de energia local. Sofrem ainda por serem retrabalhadas por processos eólicos, biológicos e hidráulicos. Destacam-se entre estes as ondas geradas pelo vento, as correntes litorâneas, as oscilações de longo período e as marés. Como consequência da atuação destas energias, as praias sofrem mudanças morfológicas e trocas de sedimentos com regiões adjacentes; atuam ainda as praias como zonas de tampão, protegendo a costa da ação direta da energia do oceano, sendo esta sua principal função ambiental.

Pelo que se depreende acima, as partes descobertas de areia que acontecem em Itapagipe, podem sim, serem consideradas como sendo também praia. Foi o que entendemos.

Consequentmente, os Jet Skis só poderiam trafegar 200 metros adiante deste limite. Mas não é o que acontece. Praticamente, no caso de Itapagipe, em marés vazias, só poderiam atuar quase no canal que separa Salvador de Itaparica.

E os marisqueiros que atuam nessa área são fáceis de serem atingidos. Ficam com o corpo dentro dágua e somente a cabeça aparece e são muitas, milhares de cabeças, de gente.

Rirosomente, deveria ser proibido o uso de Jet Ski em horas de maré vazia em Itapagipe.







Nenhum comentário:

Postar um comentário