sábado, 4 de fevereiro de 2012

ITAPAGIPE COMO PENINSULA – VISTA PELO SATÉLITE - 2

Antigamente, esta praia chamava-se Praia do Santa Cruz. Tinha esse nome, porquê ali funcionava a sede social do Clube de Regatas Santa Cruz. Faziam-se festas em sua sede – pela Rua Barão de Cotegipe - e no mar em frente e suas bacias, praticava-se natação e pólo-aquático. Numa delas, uma nadadora ( Detinha Campos) teve a perna dilacerada por um tubarão que ficou preso após a maré vazar.

Hoje também é chamada Praia do Canta Galo. A sede do Santa Cruz virou uma das empresas da Barão de Cotegipe e hoje tanto a praia com saída pela Rua do Canta Galo, quanto aquela com saída pela Rua Agrário de Menezes, ambas são Praia do Canta Galo, apesar da separação que as ruínas da Fratelli Vita impõe.
Se já falávamos do avanço sobre a praia da antiga fábrica da Fratelli Vita, e o que dizer da que estamos vendo adiante– além da praia, também o mar foi invadido. É um depósito enorme. Teria sido um frigorífico. Encontra-se desativado.

Após o paredão que vimos há pouco, já estamos na Praia de Roma. O Largo de Roma, ou Praça da Bandeira e hoje Praça Irmã Dulce é visto um pouco atrás (redondo).



Esta praia era ou é uma das mais poluídas desse espaço. Ainda podem ser notadas as terminações de esgoto ao longo de todo o seu percurso, inclusive, de dejetos hospitalares. Não temos certeza se ainda o é. Contudo, em razão desse problema era uma das praias menos freqüentadas da área. Ainda hoje.Tornou-se um antro de traficantes e usuários de drogas. Alguma das ruas que lhe dão acesso, são fechadas por grades de ferro. Todas as casas são protegidas, igualmente por grades. Bobeou- dançou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário