sábado, 25 de fevereiro de 2012

AVENIDA DO CONTORNO - 2

A Avenida do Contorno tem inicio, praticamente, na Praia da Preguiça. Poderia ser um dos seus destaques, mas é uma piores praias de Salvador. Pior do que ela, somente às praias ao fundo da Av. Luiz Tarquinio, próxima a Boa Viagem – praia de marginais e drogados. A da Preguiça seria algo parecido ou, simplesmente, por estar próximo a zonas de meretrício, tem essa fama? Possivelmente.
Corretamente, a Marina do Contorno, anuncia a recuperação dessa praia. Tornou-se quase uma obrigação, desde que ela é um dos limites do grande empreendimento náutico e como tal prejudica o conjunto visual da área.

O lado contrário à Marina não fica atrás em termos de sofistificação. Muito pelo contrário. É luxuoso! No lugar do antigo Trapiche Porto construíram o Porto do Trapiche, cujo maior destaque é o conjunto de apartamentos em formato de um transatlântico ancorado em um porto. Divino!






Buscando anos anteriores, a Praia da Preguiça ou a chamada Enseada da Preguiça, foi muitíssimo usada no passado para abastecimento da cidade. Aliás, desde os primórdios de Salvador isto já acontecia. Não foi sem razão que Tomé de Souza ordenou a construção de uma ermida justamente neste local (hoje a igreja de Nossa Senhora da Conceição) gerando, em conseqüência, as ladeiras da Conceição da Praia e da Preguiça.O objetivo principal, entretanto, não era outro senão o municiamento da cidade.

Já de relação ao Porto Trapiche, busquemos algumas fotos de como era no principio do século XX. Chamava-se Trapiche do Porto. Era muito tosco. No principio era apenas uma ponte. Reparem na foto adiante: (vê-se o Solar do Unhão).


Nenhum comentário:

Postar um comentário