sábado, 16 de julho de 2011

BROTAS 8 – VILA LAURA

Originário de uma velha fazenda pertencente à Dona Lalita Costa, conhecida como Laura, o bairro reune hoje em dia grandes mansões e muitos prédios.

O bairro ficou muito conhecido porque nele morou durante muito tempo a Ialorixá Olga de Alaketo. O terreiro existe há 345 anos.



Araketu siginifca: ara (povo) e ketu (África). Também com este nome se formou um grande bloco nos desfiles de Carnaval de Salvador. Eis uma de suas músicas:

Avisa lá em casa
Que hoje eu não posso ir
Hoje tem Ara Ketu
E vou ficar por aqui
Daqui não saio
Daqui ninguém me tira
Nessa levada
Todo mundo pira
É bom pra quem fica
É ruim pra quem sai
Quem ouve uma vez
De ouvir não pára mais
A banda de Dona Vera chegou
Tremeu, sacudiu, balançou
Eu tô de olho no Ara
Tô paquerando no Ara
Tô namorando no Ara
Eu tô, eu Tô
Onde tem Ara Ketu
ô colado, eu vou.
Onde tem Ara Ketu
ô colado, eu vou.

O bairro que hoje se intitula Vila Laura foi a fazenda do Coronel Frederico Costa nascido em São Sebastião em 1851. Sua esposa chamava-se Laura, por isso o nome do bairro. A fazenda possuia muitas pitangueiras e no portão de entrada foi feito um arco com o nome “Vila Laura”. O terreno da propriedade ia desde o Matatu até onde fica hoje o supermercado Extra. Informações de D. Anna Maria Portela, parenta de D. Laura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário