sábado, 28 de maio de 2011

RUA CHILE – 3 – ERA MUITO ESTREITA A “GRANDE” RUA!

Em 1902 a Rua Chile era assim, conforme se pode ver na foto acima: estreita, uma só paralela de trilhos e a iluminação sustentada por arcos que se prendiam nos prédios muito próximos uns dos outros.

Porque as ruas eram assim antigamente, tão estreitas? Não havia tanto espaço? Aí é que está. Não havia! Claro que estamos a nos referir ao espaço útil, seguro, próximo ao local de trabalho, o mais agradável, essas referências.

Devemos nos lembrar, por exemplo, no caso da segurança, que as cidades às vezes eram muradas contra as invasões de inimigos, sejam índios, sejam outros povos. Esse fator contribuía e muito para as limitações. De relação à proximidade do local de trabalho, naquela época não havia a facilidade de transporte que há hoje e de relação à agradabilidade, é uma constante sempre presente nas decisões humanas.

Mas não precisamos nos alongar em explicações tais, se ainda hoje, em pleno século XXI, vemos os aglomerados de favelas nas proximidades das partes centrais e nervosas das cidades e há espaço para todos os lados e há carros, ônibus, trens, ferries-boats, metrôs, helicópteros, etc.

Então, que se perdoem os nossos antepassados pela construção de suas cidades apertadas como era a Salvador de antigamente। Como era a Rua Chile, a primeira das ruas dessa cidade encantadora que é Salvador.




Salvador- Ainda mais aperto - E agora?
 

Rio de Janeiro - Tradicional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário