segunda-feira, 18 de abril de 2011

BARRA-VILA PEREIRA-PRAIA DO FAROL- CRISTO DA BARRA

Como vimos na postagem anterior, a Vila Pereira tem inicio na Praia do Farol e se estende além da Gamboa, possivelmente chegando ao Unhão. São mais de cinco quilômetros de costa litorânea. Nesse espaço se encontram duas belas e tradicionais praias de Salvador: a do Farol e a do Porto, intermediadas por uma faixa intermitente de recifes, ora cheia ora vazia.


Faixa intermitente de recifes na maré vazía

Mapa da área – A enseada é a Praia do Farol – À direita a formação do Morro do Cristo e à esquerda a formação do Morro do Farol

Foto do Google Earth da mesma área
Logo, a Praia do Farol tem a sua direita o Morro do Cristo e à sua esquerda o Morro do Farol, conhecido também como a Ponta do Padrão, desde que ali foi colocado o padrão de posse pelos portugueses da Baía de Todos os Santos. Vamos por parte.Nessa postagem abordaremos o Morro do Cristo. Vejamos o que escrevemos em nosso outro blog “ Circuito Barra – De Vila Pereira a Vila Cartharino” sobre o mesmo:


SALVADOR - CIRCUITO BARRA TERÇA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2010 MORRO DO CRISTO DE VILA PEREIRA Á VILA CATHARINO Alguém uma vez disse: “se a Bahia começou em Santa Cruz de Cabrália, Salvador começou na Barra.”Quem o disse foi assaz modesto. Deveria ter dito: se o Brasil começou em Santa Cruz de Cabrália, Salvador começou na Barra. Em nosso caso, quando nos propomos a falar sobre esse grande bairro, estamos começando com a imagem de Cristo Redentor da Barra, encimada no alto do morro que leva o seu nome: “Morro do Cristo”. Achamos que também não poderíamos ter melhor começo.


Cristo Redentor da Barra Morro do Cristo

  Visto Através do coqueiral

Cristo e Farol
Cristo visto da Av. Oceânica

Pouca gente sabe, entretanto que, nem sempre a imagem do Cristo esteve neste morro. Ela antes ficava situada no morro onde é hoje a Prefeitura da Aeronáutica. Chamavam esse morro de “Morro de Jesus”, em alusão, claro, a estátua de Cristo ali então existente. Hoje, simplesmente, “Morro da Aeronáutica”. Aconteceu que, numa determinada época, acharam por bem conceder a uma empresa o direito de exploração de uma pedreira que dinamitava esse morro, exatamente aos pés de Jesus. Quando a escavação chegou perto da estátua que ameaçava ser detonada, retiram-na e colocaram-na em um morro adiante que passou a chamar-se Morro do Cristo.



No alto, bem ao centro da foto, a escavação feita pela pedreira A título de curiosidade, vejamos uma foto do hoje Morro do Cristo, antes da colocação da estátua. A foto é preciosa! Mostra-nos o morro ainda sem a estátua e parte da Avenida Oceânica. Há de se reparar ainda os postes de iluminação ao meio da pista

Cristo no Morro da Aeronáutica ou Morro de Jesus,  como era chamado.- Preciosa foto - 1920
´

Em 1924 o herdeiro do trono italiano, o príncipe Umberto di Savoia, visitou o monumento, 
ao lado do governador Gões Calmon. A estatua ficou em Ondina até meados da década de 60 quando foi  transferida em definitivo para o Morro do Cristo, na Barra, menos exposto às detonações de dinamite que justificaram o seu deslocamento.




Uma foto atual. Pedaço da Praia da Barra no ponto onde os surfistas fazem suas manobras

Av. Oceânica - Hoje

Praia do Farol - Vista panorâmica


E como era antigamente este mesmo pedaço-  1860

Nenhum comentário:

Postar um comentário