segunda-feira, 4 de abril de 2011

IGREJA SANTO ANTÕNIO DA BARRA

O morro de Santo Antônio tem inicio ao meio da Ladeira da Barra। É um maciço montanhoso que caracteriza muito bem essa região। Mais uma vez o espaço foi bem aproveitado pelos padres que construíram no seu alto a Igreja de Santo Antônio da Barra. Lá de cima ela reina soberana desde 1595. A foto ou gravura a seguir, já aproveitada em outra postagem para designar a porta da antiga fábrica de xales Victória onde é hoje o Yacth Clube, bem expressa o que acabamos de dizer.


Datada de 1890 Nos tempos atuais

Este Santo Antônio é de Arguim, nas Ilhas Mauritânias na África
Forte de Arguim na Mauritânea A área de Arguim, foi explorada pelos portugueses entre os anos 1442 e 1445। Há uma corrente, entretanto, que afirma que o Santo Antônio da Barra teria se originado de Porto Príncipe, cuja capital é Santo Antônio.

As escadarias que levam à igreja

Monumental!

O conjunto da obra

Morro de Santo Antônio da Barra - à direita Praia do Porto

Ao lado da igreja, mas fazendo parte de um conjunto belíssimo, vemos uma simulação de uma gruta com a imagem de N.S. de Lourdes no seu interior. Ao seu lado esquerdo, uma maquete da tradicional igreja da França


Maquete Nossa Senhora de Lourdes

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DE LOURDES


Dóceis ao convite de vossa via maternal, ó Virgem Imaculada de Lourdes, acorremos a vossos pés junto da humilde gruta onde vos dignastes aparecer para indicar aos que se extraviam o caminho da oração e da penitência e para dispensar aos que sofrem as graças e os pródigos da vossa soberana bondade।Recebei, Rainha compassiva, os louvores e as súplicas quer os povos e as nações oprimidos pela amargura e pela angústia dos espíritos – pela luz da fé as trevas do erro।Ó místico rosário com o cleste perfume da esperança aliviai as almas abatidas।Ó fonte inesgotável de água salutar com as ondas da divina caridade reanimai os corações áridos.Fazei que todos nós, que somos vossos filhos, por vós confortados em nossas penas, protegidos nos perigos, sustentados nas lutas, nos amemos uns aos outros e sirvamos tão bem ao vosso doce Jesus, que mereçamos as alegrias eternas junto a vosso trono no céu. Amém.


A fundação da igreja de Santo Antônio da Barra se deu entre os anos de 1595/1600. Em estilo neo-clássico, muito próximo do barroco, a igreja foi construída em alvenaria de pedra e cal. É considerada um “edifício de notável mérito arquitetônico”. Tem uma nave única e um falso corredor no lado esquerdo. A fachada apresenta alto frontão triangular e duas torres terminadas em pirâmide revestidas de azulejos. Nas paredes laterais estão seis quadros à óleo com referência a Santo Antônio. A pintura do teto é maravilhosa e não se conhece o seu autor. Teria sido feita em 1844. Na sala dos milagres encontra-se uma imagem de Santo Antônio em tamanho natural com a faixa de oficial de exército e era mesmo. O do Forte do Farol chegou a ser tenente-coronel. O da Barra deve ter sido pelo menos capitão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário