segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TERREIRO DE JESUS – CATEDRAL BASILICA DE SALVADOR



Foto Google Earth da área।

Mesmo naquela época, fica difícil aceitar que a construção da Catedral Basílica de Salvador no Terreiro de Jesus, fosse feita estreitando uma passagem de rua da forma como se vê na foto acima do Google Earth. A ponta esquerda da frente da catedral, como que encosta nas construções do outro lado, deixando uma passagem insignificante, quase inadmissível.

Por mais que se queira dizer que Salvador é uma cópia das cidades portuguesas, procedimento arquitetônico como este é inaceitável. Ninguém constrói como se vê acima, como que “atropelando” os espaços, ou em outras palavras bem populares “não deixando para ninguém”. Tem que se pensar pelo menos em circulação de ar.



Através dessa foto, vê-se quanto é estreita a passagem da Praça da Sé para o Terreiro de Jesus.
Há, entretanto, uma grande ressalva a se fazer. Evidentemente quando a atual Catedral foi construída entre 1652 e 1672, o espaço ao redor não era assim. Ainda não existia o corredor de casas que estamos mostrando acima e muitos outros
Então como é que era?
Era um espaço totalmente aberto compreendendo o atual Terreiro de Jesus até a ribanceira do atual Largo do Pelourinho e mais todo o espaço da atual Praça da Sé:


Era assim! Um espaçoso campo verde. Um “terreiro” como dizia Gabriel Soares. A catedral ficava do lado do mar, bem ao meio do grande espaço. Estavam certos os jesuítas. A primeira igrejinha foi construída no século XVI – era de taipa – e entre 1652 e 1772, ergueu-se no local o suntuoso templo que hoje conhecemos.


Catedral Basilica de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário