ATÉ HOJE JÁ TIVEMOS MAIS DE 400 MIL CONTATOS

sábado, 12 de fevereiro de 2011

TERREIRO DE JESUS ATRAVÉS DOS TEMPOS

Estamos no atual Terreiro de Jesus. As duas fotos adiante mostra-nos como se encontra a grande praça hoje em dia.


As duas fotos acima se completam


A imagem acima é datada de 1805. Vê-se a Catedral Basílica e à direita três prédios. O primeiro deles em ângulo, funcionava o antigo Colégio dos Jesuitas. Em seguida, um monumental prédio de muitas janelas e portas de, praticamente quatro andares. Demoilido, construiu-se a antiga Faculdade de Medicina.

A imagem acima é uma reprodução de uma tela do pintor Diógenes Rebouças.

De frente a Catedral e a mesma formação de prédios da imagem anterior – Colégio dos Jesuítas e o já referido prédio de 4 andares. Já à esquerda, notam-se as primeiras residências desse lado da praça, bem como já está instalado no local o chafariz que a praça até hoje ostenta.


Por fim essa foto datada de 1905. A antiga Faculdade de Medicina já havia sido construída e, como se disse anteriormente, no local do “gigantesco” prédio de 4 andares que ali existia.

Há um detalhe super curioso nessa imagem. A praça está toda cercada de muro e gradil. Temos a impressão que o mesmo fora colocado ao tempo da construção da faculdade. Bonito e não se diga que é coisa do passado. Hoje em dia as nossas praças estão sendo protegidas por gradis como são os casos, por exemplo, do Campo Grande, Piedade e Pituba. Velhos e novos tempos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário