quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PRAÇA TOMÉ DE SOUZA- 3

No setor leste da Praça Tomé de Souza, isto é, contrário ao lado do mar, fica situado o Paço Municipal de Salvador ou Câmara de Vereadores de Salvador. Trata-se de um prédio cujas primeiras instalações datam de 1549, isto é, do mesmo tempo do Palácio Rio Branco ao seu lado.


Maquete do antigo Paço Municipal do acervo da Câmara


O Paço da Câmara Municipal é dos mais importantes exemplares da arquitetura civil colonial brasileira. A primeira construção de 1549 foi de taipa e palha. Em 1551, construiu-se nova Casa de Câmara feita com pedra, cal, barro, coberta com telhas e com cadeia e açougues embaixo.

No ano de 1660, o governador Francisco Barreto de Menezes deu início a uma reforma que concedeu à Câmara a imponência que deveria ter um edifício público da sua importância. Alguns anos depois, em 1696, foi construída uma torre e instalado nela um sino. É dessa data a atual estrutura arquitetônica do prédio.

Em fins do século XIX, mais precisamente no ano de 1885, atendendo ao estilo artístico vigente, a fachada original foi profundamente alterada, ganhando aspecto neo-renascentista. O velho sino cedeu lugar a um relógio elétrico.

Com relógio elétrico





Nos dias atuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário