quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PRAÇA TOMÉ DE SOUZA – 4– ELEVADOR LACERDA

Do lado oeste da Praça Tomé de Souza, ao lado do mar de Salvador, fica o Elevador Lacerda. Ele não é o único elevador público no mundo, contudo, talvez seja o mais significativo em considerando a importância que tem no transporte de pessoas de uma parte mais baixa de uma cidade para a sua parte alta.
Para se ter uma melhor idéia, ele transporta uma média de 35 mil pessoas dia, o que representa um milhão de viventes mês, a um custo ínfimo de 0.05 centavos por pessoa.
Além disso, a sua localização é extremamente estratégica para a cidade. Sua parte baixa fica localizada praticamente ao término dessa área da cidade e a sua parte alta, por coincidência, na parte que se considera como o inicio da sua parte alta.
Desculpem o jogo de palavras, mas é isto mesmo. É simplesmente o Elevador Lacerda. Agora imaginem os senhores que esse equipamento foi idealizado e construído em 1873, uma época que ninguém tinha carro e mesmo o transporte coletivo era precário.
Ainda como fato inédito na história das “urbis” de todo o mundo – Urbi Et Orbi” – talvez seja o único que possui uma passarela sobre uma ladeira também de grande importância urbana, que não é outra senão a nossa Ladeira da Montanha, oficialmente, Ladeira Barão Homem de Melo.



Ladeira da Montanha nos dois sentidos e o nosso extrordinário Elevador Lacerda encimando-a.
A seguir, alguns elevadores públicos pelo mundo:


No Canadá


Na Suiça


Em Portugal


Na China

Nenhum comentário:

Postar um comentário