quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PELOURINHO – IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS

Logo a seguir a imagem de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Contam-se muitas lendas sobre ela. Uma delas de que teria aparecido nas águas do mar da costa africana numa praia onde só brancos frequentavam. Fizeram tudo para retirar a imagem das águas e não conseguiram. Aí pediram ajuda aos negros de uma vila próxima. Esses ao chegaram, começaram a dançar e a tocar seus tambores. Em pouco tempo a santa, comovida, veio até a praia.

Diz-se que os padres dominicanos, utilizaram da imagem da santa para catequizar os povos africanos. Para tanto diziam que a Santa era como o Orixá Ifá do Panteão Mitológico. Este como s Santa possuiam um colar de sementes de palmeiras que foi associado ao Rosário de Maria.

Sua igreja em Salvador fica em pleno Pelourinho. Estilo rococó. Sua construção foi iniciada em 1704 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Pelourinho e foi concluída em 1796. Portanto levou 92 anos a sua construção. A maioria dos que ajudaram na obra não viu o seu término.
Explica-se a demora pelo fato de que somente nas horas vagas, os homens pretos, a maioria escrava, trabalhava na obra.

A devoção a Nossa Senhora do Rosário tem sua origem entre os dominicanos, por volta de 1200. É muito antiga.



Imagem de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Na Bahia existem mais três igrejas denominadas “Nossa Senhora do Rosário”, mas nenhuma delas com a complementação “dos pretos” ou dos “homens pretos”, são elas:

• Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira;
• Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Remanso;
• Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Itaberaba.

No Brasil, de um modo geral são muitas. Só em Mians Gerais são 25.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos - Salvador



Ouro Preto - Uma das mais belas

São Paulo- Largo do Paisandu

Nenhum comentário:

Postar um comentário