segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO FORTE DE SANTO ANTÕNIO

A construção dos fortes de Salvador era um incentivo para que a população daquela época fosse construindo suas residências nas proximidades. As igrejas também tinham esse poder de aglutinação.

No caso da construção do Forte do Santo Antônio Além do Carmo foi fundamental para que a cidade se expandisse para esta localidade, tanto no que diz respeito aos templos religiosos, como de relação às residências e o fizeram na extremidade elevada do morro, fundos voltados para o mar, diferentemente do que se fez atualmente no Corredor da Vitória, onde os apartamentos têm sua frente voltada para o mar. Hoje os conceitos de moradia são diferentes dos de antigamente.

Àquela época, prevalecia primeiramente a segurança e em seguida a proximidade com o local de trabalho. Falamos a pouco da segurança transmitida pelo Forte de Santo Antônio e no que se refere ao trabalho, logo ali em baixo, no Pilar, florescia o comércio exuberante dos trapiches que recebiam de todo o mundo as mercadorias de consumo, desde que, àquela época tudo era importado, do que era mais sofisticado até as coisas mais simples da alimentação como o sal.

A construção dos fortes de Salvador eram um incentivo para que a população daquela época fosse construindo suas residências nas proximidades. As igrejas também tinham esse poder de aglutinação.




As residências de Santo Antônio


Fez-se, entretanto, uma pequena praça logo na subida das ruas que começavam na Baixa dos Sapateiros, confluência com o Largo do Pelourinho। A casa acima pintada de amarelo, como que determina o espaço aberto à sua frente.

Largo do Carmo

A mesma situação vamos encontrar no Largo do Pelourinho com o imóvel onde hoje funciona a Fundação Jorge Amado e mais outro ao lado.

Isto não deixa de ser um sinal de planejamento. Parece que o exemplo negativo da Praça da Sé, alertou os governantes daquela época. O processo iniciou-se no Terreiro de Jesus. Agora, vê-se no Santo Antônio e, de alguma forma, percebe-se no Largo de Santo Antônio.


Largo do Pelourinho


Largo de Santo Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário