terça-feira, 14 de dezembro de 2010

AS SEMELHANÇAS ENTRE AS PONTES DE SALVADOR E A DO RIO

A ponte Salvador-Ilha de Itaparica tem semelhanças impressionantes com a ponte Rio-Niteroi, ao tempo de sua construção. Começa pelas suas dimensões. A do Rio de Janeiro tem 13.10 km. de extensão. A de Salvador, deve medir algo bem parecido. Fala-se em 13 km.

Antes de sua construção, fazia-se o percurso Rio-Niteroi-Rio em barcas que transportavam passageiros e veículos, mais aqueles do que estes. Havia uma precariedade! Caso contrário, os veículos se dirigiam até a cidade de Magé o que demandava uma distância superior a 100 km.

Coincidentemente, a “poupança” de trajeto quando a ponte de Salvador estiver construída é de 91 km, em linha reta. Com as voltas, chegaremos aos mesmos 100 km. da do Rio de Janeiro.

A ponte Rio-Niteroi trouxe notável desenvolvimento turístico à chamada Região dos Lagos. Ao contrário do que se falava, não acabou nem degradou nenhuma dessas cidades, muito pelo contrário.




PONTE RIO-NITEROI


Agora, vamos dar asas à imaginação – Em dia de sábado ensolarado, o cidadão soteropolitano resolve tomar uma banho de mar em Jaburu. Pega seu carro e em cerca de 15 a 20 minutos já estará do outro lado. Resolve almoçar. A ilha está repleta de belos restaurantes. Os investimentos nessa área foram grandes. Sem dúvida já às 15 horas estará em casa.

O mesmo acontece com o itaparicano. Que tal tomar um banho de mar na Praia do Porto? Em pouco tempo já estaciona na Barra. Depois resolve fazer umas compras em um de seus shoppings. Logo em seguida retorna.

Vamos torcer para que isto se torne verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário