ATÉ HOJE JÁ TIVEMOS MAIS DE 400 MIL CONTATOS

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR – 13 – ITACARANHA

Itacaranha – Em tupi-guarani significa “peixe de pedra” ou “caranha de pedra” – mais ou menos por ai. É um peixe que chega alcançar 33 quilos conforme se vê na imagem seguinte:

Recorde - 33 quilos

Fala-se que Itacarnha se confunde com Praia Grande. As duas seriam a mesma coisa. Uns falam Itacaranha, outros Praia Grande, devido a extensão de sua praia.

Diz-se que o lugar era rico em água mineral. Nesse sentido, teria sido construida uma bica no final do século XVII a XVIII– entre 1685 e 1729. O feito é atribuido à família Brito, na época dona da terras de Itacaranha. Esta água era proveniente de uma Lagoa que se chamava Dourada. Porquê? Conta-se que os portugueses quando estavam deixando o país às pressas, abandonaram um baú cheio de joias preciosas no fundo dessa lagoa. O baú estava preso à uma corrente que se partiu na correria e o bau ficou lá para sempre. Para sempre? Sim. A lagoa foi aterrada – coisa muito comun na Bahia – para construções de moradias e um campo de futebol. Dignamente esse último espaço chama-se “Campo da Lagoa Dourada”. Vale a pena jogar nele!

Também em Praia Grande que se confunde de alguma maneira com Itacaranha, existia outra fonte de água que pertencia ao senhor Nestor Burgos. O mesmo vendia esta água aos moradores do local. Os preços eram diferenciados de acordo com a qualidade da água. Tinha aquela para uso doméstico (possivelmente contaminada) e uma outra para beber.

Sobre os senhores acima citados, Brito e Burgos, o autor conheceu em Itapagipe essas famílias. Há, entretanto, uma dúvida de qual das famílias Brito era o dono de Itacaranha. O Brito da Farmácia Brito na Madragoa ou o Mário Brito, grande remador do Santa Cruz e do Vitória? Ambas famílias tradicionais e muito provavelmente descendentes daquele que era dono de Itacaranha. Sobre os Burgos, a Bahia conheceu e muito - Haroldo Burgos, grande jogador de polo-aquático. Também era conhecido pela sua altura. Uma pessoa maravilhosa! Não se tem notícia de outros descendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário