terça-feira, 26 de outubro de 2010

SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR – 12 - ESCADA

Escada é uma estação logo após Plataforma. A origem de seu nome é atribuída à igreja existente no local, dedicada a Nossa Senhora da Conceição de Escada:


Nossa Senhora da Conceição de Escada. Extraordinária!

Igreja Nossa Senhora de Escada

A igreja é um primor. Muito bonita! Há uma controvérsia sobre quem a teria construído. Isto é devido a existência de uma placa que diz: “Aos 16 de abril de 1638 aqui desembarcaram forças holandesas a mando do príncipe de Nassau”.


Marco holandês

Efetivamente, há registros que os holandeses desembarcaram nas proximidades a este tempo, mas eles próprios não dizem que construíram a igreja. Apenas colocaram em sua fachada a bendita acima. Não havia lugar mais conveniente. Seria mantida pelos tempos afora, como realmente aconteceu.

Estranhamente, determinados historiadores interessados no assunto, citam em suas publicações que moradores “mais antigos” discordam dessa versão. Mas que versão? De que os holandeses desembarcaram ali ou que construiram a igreja? Quanto ao desembarque, este realmente aconteceu. Quando a construção no templo eles não dizem que o construíram. Mas, vejam a incongruência dessa referência. Quais moradores? Os que viveram em 1638?

“Het is niet mogelijk “ – não é possível – já diriam os holandeses em sua complicada língua.

A outra versão diz que a igreja teria sido erguida em 1536 por um português chamado Lázaro Azevedo e doada aos jesuítas em 1572.

Há de se desconfiar dessa informação a partir da data de sua construção – 1536. Nesse tempo, no local só tinha índio. Salvador ainda se construía na atual Cidade Alta entre a hoje Praça Castro Alves e o Pelourinho. Ninguém se atrevia a sair da proteção dos seus muros, absolutamente delimitados. De modo que, não se pode aceitar que um português, por mais atrevido que fosse, pudesse construir uma capela pelas bandas de Escada. Nem material ele possuía para tal. Vontade, talvez!

Parece-nos interessante saber a origem de Nossa Senhora da Conceição de Escada. É muito antiga; anterior à reconquista da cidade aos mouros, em 1147. Ela se encontrava em uma capela situada à margem do rio Tejo. Ao partir, os marinheiros encomendavam-lhe seus trabalhos, e agradeciam sua proteção ao voltar. Como a margem do rio é elevada, precisavam subir ou descer os 31 degraus que separam a capela do rio. Por isto, com a passar do tempo, a imagem de Nossa Senhora da Conceição começou a ser chamada de Conceição da Escada, para diferenciá-la de outras imagens de Nossa Senhora da Conceição (devoção muito difundida em Portugal). Desse fato resultou que a imagem passou a ser conhecida como Nossa Senhora da Escada.

Escada do Subúrbio Ferroviário fica localizada numa belíssima enseada de nossa costa oeste

Enseada de Escada. Belíssima!

Praia do Oitiseiro de Escada

Marzão de Escada

Nenhum comentário:

Postar um comentário