quinta-feira, 25 de março de 2010

BAIA DE TODOS OS SANTOS = 2ª PARTE

A Baía de Todos os Santos possui 56 ilhas. Muitas dessas ilhas são vistas de quem está em Salvador, inclusive de quem está na Cidade Baixa. Esta é uma vista, digamos,  a nível do mar. Vemos seus morros e alguma vegetação. De Mar Grande, chegamos a ver sua igrejinha.

A maior e a mais importante das ilhas é a de Itaparica. Outras ilhas importantes, que compõem roteiros turísticos, são Madre de Deus, Bom Jesus dos Passos, Matarandiba, Saraíba, Mutá, Olho Amarelo, Caraíbas, Malacaia, Porcos, Carapitubas, Canas, Ponta Grossa, Fontes, Pati, Santos, Coqueiros, Itapipuca, Grande, Pequena, Madeira, Chegado, Topete, Guarapira, Monte Cristo, Coroa Branca e Uruabo.

Vamos estender esta visão graças aos recursos do Google Earth. Naturalmente que não podemos mostrar suas 56 ilhas. Podemos nos contentar com algumas delas, as mais importantes ou as mais bonitas.


Ilha de Itaparica


Ilha Bom Jesús dos Passos


Ilha do Mêdo


Ilha de Madre de Deus


Ilha de Maré


Ilha dos Frades


Pontos de mergulho

Enquanto as atividadas da pesca vão se estinguindo, felizmente a atividade de mergulho continua firme. A poluição generalizada não deu ainda para prejudicar a visão dos restos dos diversos navios naufragados na Baía de Todos os Santos. O único prejuízo é a diminuição da visibilidade da água. A BTS ainda é um paraíso para os mergulhadores de todo o País. Acima, um mapa com os principais pontos de mergulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário