sábado, 30 de janeiro de 2010

MARISQUEIRAS DE ITAPAGIPE

Sábado, 30/01/2010, dia de Lua Cheia. Consequentemente, maré totalmente vazia às 10 hóras de manhã. Marisqueiras nas imediações de Lobato e Plataforma, é o flagrante. São mais de mil. Nossa máquina focalizou apenas uma parte. Não tem a amplitude necessária. Amanhã, depois, todos os dias, de acordo com a hóra da maré vazante, elas estarão catando o papa-fumo de sempre. Nunca acaba, apesar da intensidade da pesca. Milagre da natureza! Dádiva de Deus. Tomara que seja sempre assim.




3 comentários:

  1. Uma pergunta... você saberia me dizer o que funcionou naquele prédio que fica no terminal de ônibus da ribeira, onde atualmente são feitos os testes de direção do detran? Parece algum antigo empório, talvez um trapiche... n sei.

    Tenho um interesse enorme pela nossa cidade baixa. Hoje tenho procurado, com muita dificuldade, informações sobre a Igreja dos Mares [junto com a da lapinha são as únicas em Salvador com o estilo neo-gótico] e sobre a Vila Operária da Boa Viagem [alvo da ganância de nossos administradores públicos para a especulação imobiliária], na av. luiz tarquínio... Tenho achado escritos muito interessantes... assim que eu puder, envio pra vc.

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Amigo.
    Aquele prédio situado no terminal da Ribeira, hoje pertence ao Detran. Era a antiga Fábrica Textil Nossa Senhora da Penha, fundada em janeiro de 1875 por um senhor chamado Eugênio David. Funcionou entre 1875 e 1889.

    De relação à Igreja dos Mares, peço-lhe que consulte nossa postagem datada de 12/11/09, onde tratei com muitos detalhes dessa extraordinária igreja que o Cônego Anisio Aires Esteves ajudou a construir, principalmente a sua torre.

    Efetivamente, ela é uma igreja construída no estilo gótico. Possui vitrais e rosácea, elementos importantes na classificação gótica.

    Sobre a Igreja da Lapinha, lamento informar que ela não pode deveria ser classificada como gótica como procede a maioria dos pesquisadores. Ela não tem vitrais nem rosáceas.

    As três únicas igrejas góticas de Salvador são a dos Mares, Dorotéias no Garcia e a nossa esquecida Igreja do Rosário, na Rua Lélis Piedade, aí em Itapagipe (esquina com a Rua Júlio David).

    De relação à desapropriação de toda a área que vai da Barão de Cotegipe até Monte Serrat (proximidades do forte) não acreditamos que seja apenas uma "especulação imobiliária". Há algo muito mais relevante atrás disto. (Aliás, fizemos diversos comentários à respeito em postagens anteriores).
    Algo nos faz imaginar que esta gigantesca desapropriação, envolvendo ímportante área comercial e residencial,esteja ligada à ampliação do Porto de Salvador à partir de São Joaquim.
    Quem viver verá - como muita gente costuma dizer.

    ResponderExcluir
  3. Além de um complexo náutico que li que poderá ser construído em toda essa extensão, existe tb algo sobre construção de prédios comerciais e residencais, já que a orla da cidade alta já não comporta muito mais o crescimento imobiliário... A cidade baixa possui imensos espaços que poderão ser utilizados para o crescimento vertical, mesmo que isso signifique a queda da qualidade de vida daqueles que já residem há algum tempo na área. Financeiramente pode até melhorar, pois haveria um maior fluxo de pessoas, consequentemente um certo desenvolvimento do comércio local, novas oportunidade de trabalho e tudo, porém estaremos, novamente, vivendo aquele velho problema da verticalização e pouca abertura de espaços para que a cidade respire e não vire um forno!!!

    Realmente.. quem viver, verá!!!

    ResponderExcluir