terça-feira, 5 de janeiro de 2010

BARÃO DE GEREMOABO

Apesar de termos feito o “encerramento” das postagens sobre a História da Cidade Baixa, deixamos claro que, a qualquer momento, poderíamos voltar para prestar qualquer esclarecimento ou dirimir uma dúvida.

É o presente caso!

Em 11/12/09 quando escrevíamos sobre o Elevador Lacerda, num determinado trecho referimo-nos ao Barão de Jeremoabo. Ele ia subir ou descer o Elevador com alguns amigos e, na época, era obrigatório a pesagem de todos os passageiros.

 
Barão de Geremoabo com "G"

Veja o delicioso registro:

“Estava acompanhado de alguns amigos: Em 16/3/1889 pesamo-nos dando o seguinte resultado: Pinho, 54 quilos; Cícero, 61 quilos: Guimarães, 65 quilos; Artur Rios, 73 quilos e Vaz Ferreira, 115 quilos”.

Elevador da Conceição - Depois Elevador Lacerda
 
Fomos indagados sobre se o Barão era de Jeremoabo com “j” ou de Geremoabo com “g”.

Como é sabido, Jeremoabo é uma cidade localizada ao norte da Bahia. Efetivamente, até 31/12/1943, Jeremoabo era Geremoabo.

Foi freguesia subordinada ao município de Itapicuru com a denominação de São João Batista de Geremoabo do Sertão de Cima. Isto em 1718. Em 1731 foi elevado à categoria de vila com a denominação de Geremoabo. Tornou-se cidade de Geremoabo em 1775. Somente em 1943 passou a chamar-se Jeremoabo com “j”.

À bem da verdade, em 1889, ano em se deu o lance da pesagem, Cícero Dantas Mastins, natural de Alagoinhas, era Barão de Geremoabo e não de Jeremoabo.

Um comentário:

  1. Olá Eduardo Gantois (este é o seu nome, não é mesmo?)

    Meu nome é Ives Lopes, sou jornalista e estou encantada com o seu blog. Não apenas porque sou fascinada pela história de Salvador, mas também porque me interesso profundamente pela história da Cidade Baixa, principalmente contada com tantos detalhes.
    Eu e mais duas jornalistas vamos lançar no primeiro trimestre deste ano a revista Cidade Baixa News e gostaria de falar contigo a respeito.
    Meu contato é (71)8878-8737. O meu e-mail iveslopes@hotmail.com.
    Espero seu retorno!
    Grande abraço!
    Ives Lopes

    ResponderExcluir