sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA - 2

O dia dedicado à Santa é 8 de dezembro. Todos os anos faz-se uma festa em torno, estendendo-se até a Praça Cairu. São montadas barracas de comidas e bebidas, hoje padronizadas. A freqüência já não é boa, tanto em qualidade quanto em quantidade. Nas proximidades funcionam bordéis que tomam conta da festa. Não era assim! Tanto na véspera quanto no dia, todo um povo descia para a Conceição. As barracas, centenas delas, tinham sua individualidade. Flor da Conceição! Felicidade! Iemanjá! 2 de Julho! Bar da Zeca! Bar Messias!

Em verdade, a festa começa 9 dias antes. São as novenas. Na manhã do dia 8 é realizada uma grande missa, geralmente celebrada pelo arcebispo. À tarde, é realizada uma procissão pelas ruas do Comércio. São os únicos atos de contrição, porque de resto é muito samba, muita capoeira, muita bebida e muita briga.

Uma das barracas de antigamente

Nossa Senhora da Conceição da Praia

Nossa Senhora da Conceição é padroeira de Portugal e de todos os países de língua portuguesa.



Todo o interior da igreja é rodeado de pequenos altares. Vejamos alguns deles:

São José


São Benedito



São Cristovão


Nossa Senhora do Rosário





Nossa Senhora de Santana


Um dos corredores



Pátio interno









Um comentário:

  1. adorei as fotos da igreja mais a minha e muito mais linda agora ta em restauraçao mais não deixa de ser linda a nossa padroeira e nossa senha da conceiçao em ceara-mirim e a maior igreja do nordeste brasileiro

    ResponderExcluir