quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

CONCEIÇÃO DA PRAIA - 3

Somos forçados a retornar à nossa Rua da Conceição da Praia por uma razão ponderável que todos haverão de concordar. Esforçamo-nos ao máximo para descrever a rua como era antigamente, ao tempo do antigo Mercado Modelo. Recorremos ao Google Earth, fizemos demarcações e procuramos em nosso arquivo de fotos antigas de Salvador, aquela que melhor retratasse o local. Achamos esta que se segue:
Efetivamente, ela mostra a nossa Rua da Conceição à esquerda, mas uma das torres do antigo Mercado Modelo esconde a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que lhe dá o nome.
Por sorte, entretanto, buscando com maior cuidado, encontramos outra mais significativa que, efetivamente, mostra a localidade em toda a sua plenitude. Não poderiamos nos furtar!

Começamos pela esquerda. A antiga Alfândega, hoje o novo Mercado Modelo. A Praça Cayru devidamente arborizada como era e deveria ser até hoje. Em seguida, o Elevador Lacerda. Um pouco à direita, o antigo Mercado Modelo e à frente deste a Rua da Conceição, com inicio no próprio Elevador Lacerda e se estendendo até a Igreja da Conceição da Praia. Ao lado desta, a Ladeira da Conceição.
Na parte mais inferior da foto, a Escola de Aprendizes de Marinheiro e à sua esquerda a pequena enseada do mercado onde se vê embarcações ancoradas, tanto do lado da Alfândega quanto da rampa do mercado.

Um detalhe também pode ser acrescentado. Ainda não existia a ligação entre as avenidas da França, Estados Unidos e Miguel Calmon com o espaço onde hoje começa a Contorno.


Hoje a frente da rua é assim! Tiraram-lhe o que lhe dava expressão e que expressão!
Sente-se um vazio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário