quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CAMINHOS DE ITAPAGIPE DO SENHOR DO BONFIM

Diziamos que moramos por longos anos em Itapagipe. Nada mais lógico que começarmos pela grande Península, esse extraordinário acidente geográfico que a natureza ofereceu à nossa cidade.

Detalhe: a maioria dos seus caminhos dirigem-se para a Colina do Senhor do Bonfim. Por esta razão, denominaremos essa primeira etapa como "Caminhos de Itapagipe do Senhor do Bonfim".

Não temos conhecimento de que alguém o tenha denominado assim, apesar dos fatos históricos e das circunstâncias geográficas.

Em qualquer parte do mundo seria automática a denominação, juntando-se à fama e ao carisma do grande Santo. Segundo, Itapagipe do Senhor do Bonfim está precisando realmente ganhar a importância que merece, esquecido e menosprezado pelos poderes constituintes ao longo dos anos, apesar de ser, possivelmente, uma das mais belas localidades de Salvador.

Este trabalho vai apresentá-lo como talvez ninguém dantes o fez, estamos crendo, unindo o passado ao presente e quem sabe, ao futuro. Caminharemos pelo seu espaço físico e viajaremos no tempo. Queremos despertar a curiosidade, o orgulho de quem conhece ou não Itapagipe do Senhor do Bonfim, a fim de que ele volte a ser o grande e sofisticado balneário que numa certa época foi.

Comecemos definindo o verdadeiro espaço geográfico do que seja Itapagipe do Senhor do Bonfim, localizado a 12º, 48’, latitude sul e 39º, 34”, longitude oeste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário