sexta-feira, 30 de outubro de 2009

AINDA AS PRAIAS DE ITAPAGIPE - RECUO DO MAR


Na postagem anterior, falávamos das praias perenes existentes em Itapagipe, duas delas naturais digamos assim, e uma terceira provocada ocasionalmente em razão da dragagem de areia executada na Ponta da Penha para aterro dos Alagados do Porto dos Mastros.
 
 
Praia do Bonfim
 
Não se acredita que tenha havido a intenção do feito, como aconteceu em diversas partes do mundo como, por exemplo, na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro, na década de 1960.

O fato é que o fenômeno aconteceu surpreendentemente entre os anos de 1970 e 1980. À medida que se retirava areia da Ponta da Penha, o mar recuava na altura da Praia do Bonfim, onde a pequena baia começa a funilar, justamente nesse ponto.

Quem conheceu o local anteriormente, realmente impressiona-se com o que aconteceu. Onde hoje está o meio fio do passeio, havia um cais de mais de 3 metros de altura. Nas marés altas, o mar chegava até ele e em dias de ressaca, os respingos das ondas molhavam a fachada das casas. Pescava-se siri de cima do cais. Dava-se caídas à partir dele. A profundidade assim permitia.

A pequena "Baia do Bonfim"


Uma grande praia há de se reconhecer! Maravilhas do Google!


Praia do Bugari ou Bulgari

Uns falam Bugari, outros Bulgari. Em tupi-guarani é “bulgari”  significa água grande. Estamos mais pela segunda opção.
 
Mais fotos:



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário